Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

sábado, 13 de junho de 2020

O prinícipio das dores ocorre antes ou depois do Arrebatamento?


   Após publicar  AQUI e AQUI , por que ainda sou Pré-Tribulacionista, continuaremos em nossa jornada pela Bíblia, a infalível Palavra de Deus. Estamos aqui para aprender, assim como o salmista:
Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. Salmos 27:4

    Em Mateus 24 e 25, por muitas vezes parece que há muitas contradições, isto foi mostrado nos artigos citados acima, e temos a clara impressão de que os fatos não estão em sequencia cronológica. 
"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores." (Mt. 24:4-8 ACF)
 
    Vemos que o Senhor descreve um conjunto de acontecimentos que caracterizam o princípio de dores: apostasia (uma grande engano presente no mundo desviando milhares da Verdade que é Cristo Jesus) ;  guerras e rumores de guerra; fomes e terremotos em vários lugares. Estes fatos parecem descrever os dias atuais.Vemos o crescente interesse pelo Ocultismo, as gerações X,Y e millennials são extremamente imediatistas e não tem interesse algum em buscar a Deus bem como inúmeros abutres da fé, que estão jogando o Evangelho na lama. O cenário de descrença em um Deus Criador é assustador. Todos os dias lemos notícias sobre guerras, rumores de iminente conflito no Oriente Médio e outras partes do mundo. De acordo com a ONU, a fome atinge mais 820 milhões de pessoas no mundo (dados de 2018). Enquanto escrevo este post, ocorreram 4 terremotos no mundo (10/6/2020) e no dia anterior, ocorreram 5. Realmente parece um cenário muito assustador. Todos diriam que já estamos no "princípio de dores". Porém, quando analisamos outras passagens bíblicas em confronto com esta, podemos ver ainda não se trata disto:


Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos 2 a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. 2 Tessalonicenses 2:1-2

Na segunda carta aos Tessalonicenses, Paulo procura exortar aquela igreja a relembrar as palavras dele quando ainda estava entre eles, a respeito da vinda do Senhor. Aqueles irmãos estavam deveras perturbados, pois uma carta forjada em nome de Paulo havia circulado entre eles, dizendo que o Dia do Senhor estava próximo. Paulo então, lhes escreve esta carta para lembrar-lhes de seus ensinamentos, que permaneciam os mesmos e que a apostasia e o aparecimento do Anticristo precederiam o Dia do Senhor e o Arrebatamento do Igreja precederá o Anticristo (1Ts 2:1-12)


Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,

2 Tessalonicenses 2:3
Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, 2 Tessalonicenses 2:3

antes é tradução da palavra πρωτον proton neutro ; adv 1) primeiro em tempo ou lugar 1a) em qualquer sucessão de coisas ou pessoas 2) primeiro em posição 2a) influência, honra 2b) chefe 2c) principal 3) primeiro, no primeiro 


apostasia vem de αποστασια apostasia 1) separação, deserção, apostasia 

 
Naquele tempo, no primeiro século da Era Cristã, já existiam falsos profetas que ensinavam heresias, desviando muitos da fé. Paulo esclarece que a Volta Do Senhor é precedida pela Apostasia e pela manifestação do "homem do pecado". O leitor atento há de concordar comigo que apesar de estarmos vivendo um período de grande apostasia, o Anticristo ainda não se manifestou ao mundo. E se o Apóstolo Paulo declara que a vinda do Senhor é precedida destas coisas, é razoável pensar que após uma grande apostasia mundial e a manifestação do Anticristo no cenário mundial, a vinda do Senhor não deverá ser surpresa para quem estiver atento a estes sinais. Ele diz que primeiro vem a apostasia e depois o Anticristo será revelado.

4 O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
5 Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
6 E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
7 Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado;
8 E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; 2 Tessalonicenses 2:4-8

Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,

2 Tessalonicenses 2:3

detém - tradução da palavra κατεχω katecho  v 1) não deixar ir, reter, deter 1a) de partir 1b) conter, impedir (o curso ou progresso de) 1b1) aquilo que impede, o Anticristo de manifestar-se 1b2) checar a velocidade ou progresso de um navio i.e. dirigir o navio 1c) manter amarrado, seguro, posse firme de 2) conseguir a posse de, tomar 2b) possuir


manifestado - vem de αποκαλυπτω apokalupto  v 1) descobrir, revelar o que estava escondido ou oculto 1a) expor, tornar descoberto 2) tornar conhecido, tornar manifesto, trazer a luz o que antes era desconhecido


tirado - γινομαι ginomai ; v 1) tornar-se, i.e. vir a existência, começar a ser, receber a vida 2) tornar-se, i.e. acontecer 2a) de eventos 3) erguer-se, aparecer na história, aparecer no cenário 3a) de homens que se apresentam em público 4) ser feito, ocorrer 4a) de milagres, acontecer, realizar-se 5) tornar-se, ser feito 


vinda - παρουσια parousia  1) presença 2) vinda, chegada, advento 2a) a volta futura e visível de Jesus do céu, a ressurreição dos mortos, o julgamento final, e o estabelecimento formal e glorioso do reino de Deus 


Os versículos 6 e 7 são bastante reveladores para nós. Sabemos agora que a revelação do Anticristo SOMENTE poderá ocorrer quando o que o detém VENHA A EXISTIR. Interessante que por muito tempo pensei se tratar do Espírito Santo, pois fui ensinada desta forma e não me preocupei em pesquisar os escritos originais. Scofield, em suas anotações dizia tratar-se do Espírito Santo por conta do artigo indefinido "um" (v.7). Não estou de maneira alguma desmerecendo o trabalho de Scofield, tenho profundo respeito pela sua obra e a utilizo em meus estudos - mas - após pesquisar mais a fundo, percebi que não pode se tratar do Espírito Santo. "Tirado" - tornar-se, vir a existência, não parece se aplicar ao Espírito Santo pois Ele existe desde sempre. "Ginomai" aqui parece se referir a outra coisa. De fato, a única coisa que detém a manifestação (não o aparecimento) do Anticristo no mundo é a IGREJA. Isso mesmo, a Igreja é o que detém a manifestação do Anticristo.

O fato de haver uma partícula masculina ao se referir a "este que detém a manifestação do Anticristo" 

"O único argumento usado para provar que o Espírito Santo é aquele que resiste ao iníquo nessa passagem é o uso do artigo indefinido "um". É comum acreditar que a Igreja nã poderia ser descrita pelo artigo "um" por ser a noiva de Cristo; por ser descrita como uma virgem, uma mulher e, portanto, para se referir a ela, seriam usadas somente palavras femininas (artigos, pronomes, etc).

Ao contrário, a Igreja:
1 Não é descrita por palavras femininas
2 Nunca é simbolizada como uma mulher
3 Nunca é chamada "a Noiva de Cristo" (Ver nota Ap 21.9-10)
A Igreja é chamada de homem (Ef 2:15;4:13) e corpo de Cristo (!Co 12:12,13,27; Ef 1:22,23 ; Cl 1:18,24) Pelo fato de Cristo ser um homem, não seria apropriado comparar Seu corpo ao de uma mulher e Ele não é descrito por meio de palavras femininas. Visto que a igreja é chamada de "homem" e "corpo de Cristo" que é masculino, então a Igreja pode ser mencionada por meio do artigo indefinido "um"." Bíblia de Estudo Dake, pag 1724

Os fatos acima apresentados acima, por si só, já são suficientes para provar que, o que detém a manifestação do Anticristo, só pode se aplicar à Igreja. Acrescento a este Estudo, o fato de que os 24 anciãos que são visto no Céu durante a abertura dos 7 Selos (estes serão abertos durante a Tribulação), fica muito claro que a Igreja não estará na Terra na ocasião do Reinado do Anticristo.


E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; (Ap 5:9) 


É com muita tristeza que redijo este post, pelo fato de que muitos cristãos ignorarem esta e outras passagens bíblicas e, por conseguinte, estão indiferentes ao Arrebatamento (harpazo) que é iminente.


Voltando a pergunta deste post, será o princípio de dores ocorre ANTES ou DEPOIS do Arrebatamento? As Escrituras são nossa bússola e nosso norte, e ela aponta para o fato de que o PRINCÍPIO DE DORES vem depois do Arrebatamento. Mt 24: 4-8 está falando especificamente com Israel, mais especificamente da Septuagésima Semana de Daniel, que durará um período de 7 anos. Durante este período, se dará a ascensão do Anticristo, que firmará um acordo de paz com Israel e, após 3 anos e meio, quebrará o Acordo e exigirá adoração como se fosse um Deus. Note que o início da Septuagésima Semana de Daniel se dá com a vigência do Acordo de Paz, ou seja, é provável que a Igreja presencie o Acordo de Paz que Israel fará com o Anticristo (este ainda não terá se elevado como deidade divina, somente na manifestação dele como tal, após 3 anos e meio após a vigência do Acordo) sendo negociado. O princípio de dores se assemelha às dores de parto que começam débeis e depois vão ficando mais intensas e dolorosas. Tudo o que estamos vendo agora como apostasia, fomes, guerras, terremotos ainda não são o princípio de dores por que:


palavra usada para "assusteis" (Mt 24.6) é threomai (lamentar);; v 1) chorar alto, fazer um barulho através do clamor 1a) no NT, aborrecer, atemorizar 1b) estar aborrecido, estar atemorizado, alarmado e esta mesma palavra é usada em 2Ts 2:2 traduzida pela palavra "perturbeis". 


De acordo com a passagem acima, o princípio de dores causará desespero e grande temor, a ponto das pessoas clamarem em alta voz de tanto pavor. Não parece razoável dizer que as pessoas, em especial cristãs, estejam fazendo isto atualmente. Pelo contrário, pouquíssimos são os que estão atentos às notícias do dia a dia procurando pelos sinais da Vinda (Parousia) do Senhor. A maioria continua apática e ainda há muitas que, por acreditarem em um Arrebatamento tardio, ao final da Grande Tribulação, estão com medo (isto é muito triste) Porém, quando estas coisas se intensificarem, muitos gritarão, e clamarão como os Tessalonicenses , e saberão que "o Filho veio e eles foram deixados para trás."


Por fim, lhes digo que o Senhor prometeu que não morreriámos (morte no sentido natural) se crêssemos nEle.


"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" [João 11:25-26].


Nesta passagem, o Senhor afirma que aquele que crê, ainda que morto (morte física - apothnesko), viverá e o que estiver vivo (vida natural), e crer NEle, nunca ( para sempre - aion ) morrerá ( morte física -  apothnesko). 


Claramente, o Senhor está falando da Ressurreição dos que estão morto em Cristo e daqueles que estiverem vivos na ocasião do Arrebatamento. Os que forem arrebatados não provarão a morte física e receberão corpos de glória incorruptível.


E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 1 Coríntios 15:50-53


Amém!


Que o Senhor te abençoe!



Fontes:
Bíblia Sagrada ACF - Bíblia On Line
Concordância Bíblica Strong -Olive Tree
Bíblia de Estudo Dake
https://news.un.org/pt/story/2019/07/1680101 
http://moho.iag.usp.br/eq/latest
https://www.espada.eti.br/vindas.asp
https://www.cuttingedge.org/ce1006.html

====================================================================================================== Jesus está voltando! Você está preparado? Se não estiver, aí mesmo onde você se encontra você pode fazer a oração abaixo e entregar sua vida a Jesus. Em seguida, peça a Ele para lhe mostrar uma igreja ou grupo que segue a Bíblia onde você possa ter comunhão com outros irmãos e iniciar sua caminhada de fé. Que Deus te abençoe! "Bondoso Deus e Pai das misericórdias, reconheço que sou pecador (a) e que necessito da Tua graça para que através do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo eu possa ser salvo(a). Peço que o Senhor preencha meu coração com alegria, paz e gozo do Espírito Santo e que me ajude a seguir em frente até que Tu venhas e restaure todas as coisas. Escreve meu nome no Livro da Vida e não permita que seja apagado. Entrego minha vida a Ti. Em nome Jesus Cristo. Amém"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um Blog cristão. Todos os comentários são bem vindos porém, não são permitidos comentários desrespeitosos, palavras ou frases obscenas, xingamentos, e outras coisas semelhantes.

Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...