Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

terça-feira, 21 de abril de 2015

Fé Reformada - Um retorno ao Cristianismo Bíblico? - Parte 2

Olá queridos leitores e leitoras do blog!!!
Não tenho postado aqui pois são muitas minhas ocupações. Peço perdão por isso.
Vamos continuar nossa investigação sobre a Fé Reformada. Em relação a primeira postagem, venho dizer que fiquei muito feliz quando soube que a Igreja Presbiteriana Brasileira rompeu definitivamente com a PCUSA ( A Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos). E vocês já devem imaginar por quê. Terríveis erros doutrinários que jogam lama na autoridade da Palavra de Deus. Como bem sabemos, um pouco de fermento faz levedar toda a massa. Mas vamos lá!
Achei por bem, neste tópico, informar melhor aos leitores o que vem a ser o Calvinismo, pois a Fé Reformada se identifica e por que não dizer se entrelaça com a doutrina pregada por John Calvin - para nós João Calvino.
João Calvino (1509-1564) foi um teólogo cristão francês. Teve um papel importantíssimo na Reforma Protestante e defendeu algumas concepções que ficaram conhecidas como "Os cinco pontos do Calvinismo" que veremos a seguir. Esses 5 pontos constituem a base doutrinária das igrejas que professam a fé reformada:
 
1) Depravação total - O homem é incapaz de salvar-se a si mesmo. A humanidade jaz no pecado, após a queda do homem no jardim do Éden. Conforme narrado em Gn 6:5, Jr 17:9 e Rm 3-10-18).
 
2) Eleição Incondicional - Por estar morto no pecado, o homem é incapaz de dar o primeiro passo na direção de Deus. Portanto, o Senhor já predestinou e elegeu quais pessoas se salvarão pois sendo conhecedor dessa incapacidade do homem, ele providenciou a salvação sem exigir nenhuma resposta do homem.(Rm 8:29-30; Ef 1:4-6 e 11-12)
 
3) Expiação Limitada - O Senhor na Sua Onisciência já sabe quem se salvará, então Cristo morreu somente por aquelas pessoas que irão se salvar ( Mt 1:21; Jo 10:11; At 20:28; Rm 8:32).
 
4) Graça Irresistível - Uma vez que a graça de Deus é soberana, então o homem não pode dizer Não ao chamado do Senhor. O Senhor cria no homem uma "disposição" em se aproximar DEle. Quando Deus chama, o homem responde. Jo 6:37 - 44 e 10:16
 
5) Perseverança dos Santos - Aqueles a quem Deus atraiu e que responderam ao chamado do Senhor, se salvarão. Estão eternamente seguros aqueles que o Senhor escolheu. Jo 10:27-29; Rm 8:29-30; Ef 1:3-14 
 
Os pontos elencados acima estão descritos de forma sucinta. Convido os leitores a pesquisarem mais e confrontarem com a Palavra. Não sejam passivos. Desafio a cada leitor e leitora a confrontar tudo o que escrevo neste blog com a Palavra de Deus. E o Espírito do Senhor nos guiará a toda a Verdade. Existem Calvinistas de 5 pontos e 4 pontos. Alguns concordam com 1, 2 ou 3 dos pontos acima. Mas uma coisa digo: precisamos voltar ao Evangelho genuíno já!
Prosseguimos agora com análise da Fé Reformada que não resume apenas aos 5 pontos do Calvinismo:
 
Ainda que haja muita controvérsia a respeito desses pontos, até mesmo entre os calvinistas, todo reformado consciente não pode deixar de afirmar a plena dependência do pecador, morto em sua desobediência e alienação. Isto é, sua plena dependência da iniciativa e da atuação soberana de Deus no que diz respeito à salvação. A salvação do pecador é, do início ao fim, uma obra de Deus, através do Espírito Santo (monergismo). Portanto, qualquer teologia ou prática que relativiza ou limita a soberania de Deus, dando ênfase maior ou menor à iniciativa humana na salvação, afasta-se das convicções reformadas. Qualquer prática evangelística, litúrgica ou pastoral que dá ênfase ao indivíduo, sua capacidade de escolha, suas preferências e seus interesses, em detrimento da soberania, glória e majestade de Deus, conflita com essa ênfase central das Escrituras e da fé reformada.

Alguns textos:

- Jo 6.37-39: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. Porque eu desci do céu não para fazer a minha própria vontade, e, sim, a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum se perca de todos os que me deu.”
 
- Jo 17.9: “É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.”
 
- Atos 13.48: “Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.”
 
- Ef 1.4-5: [Deus] nos escolheu [em Cristo] antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito da sua vontade.”
 
- Ef 2.8-9: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”
 
- 2 Ts 2.13: “Entretanto, devemos dar sempre graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.”
 
- 2 Tm 1.9: “[Deus] nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça, que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos.”
 
- 2 Tm 2.19: “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: o Senhor conhece aqueles que lhe pertencem.”
Através do fragmento de texto acima, verificamos que toda ênfase na obra redentora está na obra do Espírito Santo e isso não podemos questionar. A soberania do Senhor excede qualquer vontade humana. E pensando dessa forma, se o Senhor nos escolheu antes que escolhêssemos a Ele, através de Sua graça soberana, para mim é impossível resistir ao Seu chamado. Para mim, é maravilhoso demais saber que o Senhor já sonhava comigo e me conhecia antes mesmo de eu existir. E sabia tudo o que aconteceria comigo durante o exercício da fé. E você, caro leitor? Também acredita que o Senhor te escolheu? Acha que o homem pode dizer "não" ao chamado de Deus?
 
Continua...
 
 
 

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Fé Reformada - Um retorno ao cristianismo bíblico? Parte 1

Muito tem se falado na Fé Reformada nos últimos tempos, São muitos os que se declaram "calvinistas" ou "evangélicos reformados". Deparei-me há alguns dias com um blog onde havia um debate entre pastores onde cada um defendia uma bandeira - arminianismo x calvinismo - e eu , que até então, nunca havia me aprofundado no assunto resolvi pesquisar a fundo. Pra quem gosta de estudar a Bíblia e é extremamente curioso como eu, foi adrenalina pura ficar horas e horas na internet lendo artigos sobre o assunto, participando de debates e coletando informações. Quando nós temos verdadeira paixão (eu chamo assim) pela Palavra, o sentimento passa a ser de PRAZER e não de DEVER em tomar conhecimento do assunto. Gostaria de compartilhar com os leitores do Blog minhas humildes e singelas impressões. Na verdade, ainda estou estudando e creio que não se esgotam tão cedo os debates acerca do assunto. Pode ser que o Senhor volte antes disso acontecer (risos). Mas enquanto Jesus não vem... vamos trabalhar. Mãos no arado!!!!!
O texto abaixo é parte de um estudo feito pela Igreja Presbiteriana do Brasil, que como todos sabem, perdeu sua identidade de "presbiteriana" há muito tempo. A apostasia tomou conta da Igreja Presbiteriana no EUA e NÃO SOU EU QUEM INVENTOU ISSO, convido os leitores que confirmem  as informações que eu posto aqui. A Igreja Presbiteriana do EUA já aprovou o Ecumenismo e recentemente, o casamento entre pessoas do mesmo sexo (mas isto é assunto para outro post). Os links eu vou informar no final:

Aspectos históricos da Fé Reformada - Assim como a fé bíblica é profundamente histórica, porque fundamentada em atos redentores realizados no tempo e no espaço, a fé reformada valoriza extraordinariamente a história da igreja. O nosso senso da história nos lembra que a igreja cristã não começou com a reforma protestante do século dezesseis. Foi por isso que reformadores como Lutero e Calvino não quiseram romper com tudo o que dizia respeito à igreja antiga e medieval. Por exemplo, eles fizeram questão de reconhecer a validade dos antigos concílios ecumênicos da igreja (séculos quarto e quinto) e das extraordinárias formulações teológicas produzidas pelos mesmos – os credos, especialmente o niceno e o de Calcedônia. Os reformadores magisteriais, Calvino entre eles, também tinham grande apreço pelos antigos mestres cristãos, os pais da igreja, e os citaram abundantemente em seus escritos. É por isso que devemos recitar esses credos, utilizar as antigas liturgias, cantar hinos de séculos passados. Não é questão de tradicionalismo: tudo isto nos coloca em contato com a igreja do passado, da qual somos herdeiros e continuadores. 
Concordo com tudo isso. A Igreja começou no IDE ou a Grande Comissão lá em Mc 16:15 Ide por o todo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura. Quando lemos Atos dos Apóstolos, vemos que toda ênfase da pregação do Evangelho era baseada na ressurreição do Senhor Jesus, fato que foi testemunhado por muitos e se constituía a base doutrinária da Igreja Primitiva. Diante de tantas perseguições, a igreja marchou triunfante, pois a garantia de que ela não fracassaria estão nas palavras do Mestre em Mt 16:18b: ..."as portas do inferno não prevalecerão contra ela (a igreja). Um período de trevas se abateu sobre a Igreja primitiva, o abandono gradual da fé cristão que se deu com o casamento da igreja com Estado deixou o Cristianismo com a cara daquela igreja de Apocalipse que "tem nome de que vives, mas estás morto". Mas como sabemos, em todas as eras da Igreja, o Senhor providenciou escape. No século XVI, aconteceu a Reforma Protestante. Viva Martinho Lutero!!!! E sabemos pelo registros históricos que os Reformadores queriam resgatar as origens da igreja e voltar para o Evangelho.

... Continua 

 http://www.mackenzie.br/7069.html
http://www.ipb.org.br/informativo/agora-gays-podem-casar-na-igreja-presbiteriana-dos-estados-unidos-pcusa-3972



Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...