Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Qual a diferença entre pecado, transgressão e iniquidade



Qual  a diferença entre pecado, transgressão e iniquidade

Quando lemos o Salmo 51, vemos que Davi utiliza 3 palavras diferentes para falar de suas falhas ao Senhor:
Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. (Sl 51:1,2)

Em princípio, quando lemos este Salmo, pensamos que se trata do salmista enfatizando seu pecado e utilizando palavras diferentes para mostrar a gravidade de sua falha. Mas ao analisarmos o contexto e, é claro, a concordância bíblica, vemos que não se trata da mesma coisa. Davi deixou claro que ele havia 1) transgredido a lei de Deus; 2) se deixado dominar pela iniquidade; 3) praticado o pecado.
Como assim? Pergunta o leitor. Primeiro vamos ao dicionário bíblico para verificarmos o significado de cada palavra:

TRANSGRESSÃO - Desobediência; ato ou efeito transgredir; Ir além dos termos ou limites;  Há várias palavras que indicam a transgressão de uma lei, ou a revolta contra o legislador. Em hebreu peshã (Pv 28.13) - em grego parabasis (‘transgressão’, Rm 4.15), paraptoma (‘delito’, Ef 2.5),atravessar. 2. Não observar, não respeitar (as leis ou regulamentos); infringir

INIQUIDADE - Maldade; perversidade
anômia (‘iniquidade’, 1 Jo 3.4, onde se lê: ‘hamartia é anômia’), asebeia (‘impiedade’, 2 Tm 2.16).

PECADO - 1. Palavra que têm o sentido de ‘falta, omissão, erro no fim em vista’, etc. Em hebraico há chêt e termos cognatos (Sl 51.9) - em grego, hamartia (Rm 3.9), hamartêma (1 Co 6.18). 2. A perversão, a deturpação, implicando culpa, são faltas designadas pelo termo hebraico avon (1 Rs 17.18). 3. imoralidade, o hábito do pecado, e muitas vezes violência, se indicam com o hebraico rêshã (1 Sm 24.13), e o grego adikia (Lc 13.27). 4. A infidelidade, e a deslealdade para com Deus e o homem, são significadas pelo hebraico má"al (Js 22.22). 4. A culpa, que pede sacrifício expiatório, acha-se indicada pela palavra ãshãm (Pv 14.9). 5. o pecado é considerado como uma dívida na oração dominical, õpheilèma (Mt 6.12).

Ao analisarmos o contexto de cada palavra e seus respectivos significados, vemos que na oração de Davi, não se tratava das mesmas coisas. Analisando o Salmo 51, sabemos que trata-se da oração de Davi ao se arrepender de ter adulterado com Bate-Seba e ter planejado a morte de Urias, seu marido.
Davi orou:
...apaga minhas transgressões ... – Davi vivia no tempo da Lei. E havia transgredido três delas: Não matarás; Não adulterarás e Não cobiçarás a mulher do teu próximo (Ex 20:13,14,17). Davi conhecia a Lei pois meditava nela. Conhecia sua culpa e confiava na misericórdia do Senhor para ter sua transgressão apagada uma vez que não havia mais nada que pudesse ser feito para reparar seu erro.

...Lava-me completamente da minha iniquidade... – A maldade havia tomado o íntimo de Davi e ele desejava ser limpo dela. Iniquidade é algo invisível para o ser humano. É aquilo que está no íntimo do homem. E somente o Senhor vê. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá. Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações (Jr 17:9-10)). Iniquidade é muito mais que um ato de desobediência. É algo sujo que habita dentro do coração do homem, é a natureza má e perversa da qual todas as pessoas precisam lavar-se. 

Iniquidade é pecado: Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade. (1Jo 3:4).  Muitas vezes nossos atos podem nos enganar ou enganar a outros. Muitas pessoas podem pensar e fazer outros pensarem que estão agindo de maneira bondosa ou leal, mas o Senhor conhece todos os corações. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.(Mt 23:28)

..e purifica-me do meu pecado... – A palavra pecado aparece na Bíblia em expressões ou palavras que expressam falta, omissão, "errar no fim em vista". Às vezes aparece como a culpa que precisa ser expiada. Pecado é “errar o alvo”. É cometer faltas contra si mesmo ou contra nossos semelhantes. Muitas vezes o pecado pode ser visto ou sentido. No caso de Davi, seu pecado se tornou público em todo o Israel. Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte (1Jo 5:17). O pecado guarda íntima relação com a carne, pois nossa natureza nos comprime todos os dias a cometer pecado. O apóstolo Paulo expressou essa condição humana em Rm 7:18,19: Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Na oração que nosso Senhor nos ensinou, pecado é sinônimo de dívida (Mt 6:12)

Concluímos pela oração de Davi, que transgressão, iniquidade e pecado são faltas gravíssimas diante do Senhor e nos afastam de Sua presença. Vimos também que estas faltas recebem tratamento diferenciado da parte de Deus: a transgressão é APAGADA; iniquidade é LAVADA e pecado é PURIFICADO. Todas elas recebem perdão do Senhor e uma  vez perdoado, Deus não se lembra mais delas. Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro (Is 43:25). Há pecado que é para a morte e deste devemos fugir: blasfêmia contra o Espírito Santo. Este pecado não será perdoado e condenará o praticante a juízo eterno (Mc 3:29)

Em Isaías 53:5b, lemos: Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades. O Senhor Jesus ao completar Sua obra na cruz, nos libertou da servidão do pecado e tornou-se Nosso Mediador com nosso Pai Celestial.
Façamos como Davi, que arrependeu-se de suas maldades e orou ao Senhor, confiando na sua grande misericórdia. Pecado confessado é pecado perdoado. Mas lembre-se: você precisa estar verdadeiramente arrependido.
Porque eu declararei a minha iniqüidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado. (Sl 38:18)

Amém!

Que o Senhor te abençoe!

6 comentários:

  1. Excelente explicação, sempre tive essa dúvida, obrigado Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por comentar! Que o Senhor te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Nunca havia pensado nessa diferença, pra mim tudo era pecado, a diferença tava na consequência. Parabéns pela explicação. ..

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pela excelente explicação que o Senhor continuei te abençoando.

    ResponderExcluir

Este é um Blog cristão. Todos os comentários são bem vindos porém, não são permitidos comentários desrespeitosos, palavras ou frases obscenas, xingamentos, e outras coisas semelhantes.

Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...