Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O Nome de Jesus dever ser levado a sério!




“Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,” ( Fp 2:10)

Tenho observado em conversas com pessoas do meu círculo social, grupos e redes sociais, o crescente uso do Nome Jesus em vão. Parece que a “expressão “Em Nome de Jesus” tornou-se um chavão, expressão utilizada para finalizar uma frase sem que a pessoa esteja sinceramente expressando reverência ao Nome que é sobre todo o Nome. Não vou falar aqui a incrédulos e sim, aos “crentes”. Pessoas que se dizem seguidoras do Senhor, mas que não dão a devida honra ao Nome do Deus Todo-Poderoso. Mas como assim? Jesus é Deus? Sim! Leia o Evangelho de João 1:1 -  “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” – que diz que Jesus é a Palavra (nEle e por Ele foram criadas todas as coisas) e que a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus.
Comumente, vejo pessoas dizendo “Vou fazer isso em nome de...” ou “Tem que acontecer em nome de ...” , utilizando o Nome que daquele que detém toda autoridade no Universo como se fosse uma frase mágica tipo “abracadabra”. Veja bem, não estou aqui para dar sermão em ninguém, já cada um tem o seu pastor que lhe ensina com amor as verdades contidas na Palavra. Estou aqui para admoestar os irmãos que o segundo mandamento não foi revogado, aliás nenhum deles. Os mandamentos foram cumpridos pelo Senhor e por isso Ele resumiu em apenas dois (mas isto é assunto para outra ocasião). Sabemos que o padrão do Novo Testamento é bem mais alto que o primeiro.  Tipo: “Não adulterarás” no Antigo Testamento se tratava do ato consumado. Jesus, porém nos ensina no Novo Testamento que só o olhar pecaminoso para a mulher ou marido alheio que alguém dirija, essa pessoa já pecou em seu coração. O padrão é mais alto, entenderam?
Em se tratando do terceiro mandamento – “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” – se refere a forma leviana e desrespeitosa de usar o nome de Deus. O infrator de qualquer dos mandamentos era morto por apedrejamento. Vamos pensar agora no padrão do Novo Testamento. Jesus, o Filho do Deus do Vivo se apresenta à Humanidade para como o Cordeiro morto que morreu nós desde a fundação do mundo ( Ap 13:8). A Jesus foi dado todo o poder e autoridade “no céu e na terra”, ou seja, em todo o Universo.  Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; (Ef 1:20-21). Vemos aqui a grandeza e magnificência Nome de Jesus. Sob este Nome se sujeitam todos os seres do Universo.
Se na Antiga Aliança, o Nome de Deus era impronunciável, no Novo Testamento tomamos ciência de que podemos usar o Nome de Jesus, porém com a finalidade de glorificar o Rei dos Reis. Usamos o Nome dele como se fóssemos  “procuradores” do Senhor, pois Ele foi revestido de toda a autoridade e esta por sua vez, foi dada a nós para que em Nome dEle realizássemos sinais e maravilhas, batismos, expulsão de demônios,etc. Em Atos dos Apóstolos, vemos um caso curioso de um grupo de pesssoas que usaram o Nome de Jesus de forma leviana, para se enaltecer e se deram muito mal. Os sete filhos de de Ceva, tentaram expulsar um espírito maligno em Nome de Jesus e o demônio porém respondeu que não os conheciam e deu uma bela surra nos sete, deixando-os feridos e nus (At 19:13-16). O leitor consegue ver aqui o padrão mais alto no Novo Testamento. Enquanto no Antigo Testamento não havia um sentido fútil para usar o Nome de Deus (Eu sou). Então se alguém infringia esse mandamento seria por puro descuido ou insensatez pois não havia uma finalidade em si para que o nome de Deus fosse usado. Já no Novo Testamento, o Senhor Jesus revestido da autoridade que Lhe foi dada, transfere essa autoridade para nós , para que Em Nome dEle realizássemos a Sua obra. Veja que versículos poderosos: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu o farei. Se me amais, guardai os meus mandamentos. (JO 14:12-15). Nestes versículos vemos que a obra so Senhor continua sendo feita através de nós, mas que para isso é necessário crer, se submeter a autoridade do Senhor e obedecer aos Seus mandamentos que é um sinal claro de que verdadeiramente O amamos.
                Prosseguiremos em nossa jornada pela vida, sem sabermos que nos espera e sim, para onde vamos. Os reinos do mundo são do Senhor e em breve Ele voltará para tomar posse definitiva e restaurar todas as coisas. Seguimos usando o Nome de Jesus com reverência e temor sabendo que ao Seu Nome se sujeitam todas as coisas.
Que o Senhor te abençoe!

domingo, 12 de junho de 2016

Vamos Ler Juntos? – O Peregrino de John Bunyan – Capítulo 16



Vamos Ler Juntos? – O Peregrino de John Bunyan –  Capítulo 16
Os peregrinos chegam às Montanhas das Delícias e são hospedados pelos pastores Ciência, Experiência, Vigilância e Sinceridade. Deste lugar podia-se avistar a Cidade Celestial cujo caminho é curto para aqueles que perseveram e muito longo para os desobedientes e para aqueles que não herdarão a salvação. Os peregrinos foram convidados a ficar um tempo naquele lugar para se fortalecerem. No dia seguinte, foram levados ao Monte do Erro de onde avistaram os corpos daqueles que se perderam ao darem ouvidos a Himeneu e Fileto a respeito da ressureição do corpo (2Tm 2:17-18). Em seguida, foram conduzidos a outra montanha cujo nome era Cautela. De lá, avistaram peregrinos cegos que vagavam entre sepulcros e de lá não podiam sair, pois não sabiam como. Estes haviam sido capturados pelo Gigante Desespero no Castelo da Dúvida que lhes arrancou os olhos e os conduziu àqueles sepulcros.
Em seguida foram conduzidos a um lugar no fundo de um vale. Havia ali uma porta, de vinham gritos e um forte cheiro de enxofre. Os pastores explicaram aos peregrinos que aquela era a porta do inferno. Ali estavam pessoas que haviam sido peregrinos por algum tempo mas desviaram-se da verdade e foram parar naquele lugar. Os peregrinos comentaram entre si que deveriam pedir forças do Deus Todo-Poderoso. Depois disto, os peregrinos seguiram seu caminho sabendo que já estavam próximos da Cidade Celestial.
Reflexão:
Muito se poderia falar deste Capítulo, mas algo me chamou atenção: os peregrinos que ficaram cegos por terem caído nas mãos do gigante desespero. Muitos de nós agimos assim: ao começarmos a duvidar da providência do Senhor, caímos em desespero e ficamos cegos. Este estado de cegueira espiritual nos afasta dos caminhos do Senhor. Lembra-se do Rei Saul? Este rei duvidou do poder de Deus ao ver que Samuel se demorava e ele mesmo sacrificou ao Senhor e por esse motivo foi rejeitado pelo Senhor (1Sm 13:8-13). Esta passagem nos traz importantes lições. Saul, tomado de medo e de dúvida, resolveu agir sem a direção do Senhor, tão parecido conosco que muitas vezes queremos resolver as coisas do “nosso jeito”. O desespero levou Saul a cometer uma loucura. Se ele tivesse esperado só mais pouco... a Bíblia nos diz que ele havia acabado de oferecer o holocausto quando Samuel chegou (v. 10). Muitas vezes estamos esperando pelo socorro de Deus e vendo a tempo passar e nada acontecer, somos tomados pelo Desespero. Muitas vezes a vitória já está bem próxima. O segredo para vencer o desespero é não deixar a dúvida tomar conta de nós. Devemos confiar sempre no Senhor e esperar por Ele. Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. (Hb 10:35-38)
Da mesma forma, esperamos a volta do nosso amado Salvador e não podemos permitir que nossa esperança se desvaneça. Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. (Rm 15:13)
Caro leitor, não deixe o medo ocupar o lugar da sua fé. Deposite sua esperança no Senhor, pois no momento certo, ele agirá em seu favor!

domingo, 3 de abril de 2016

Vamos Orar - Abril

Vamos Orar - Abril: "Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem." 1Pedro 1.15

Perseguição aos Cristãos - Seriam as Arenas modernas o antigo Coliseu Romano renascido?



Estamos no ano de 2016 da Era Cristã. Há quase 2.000 anos, Jesus, o Cristo De Deus, é crucificado em Jerusalém, ao terceiro dia, ressuscitou dos mortos, aparecendo a muitas testemunhas oculares que, após Sua ascensão ao Céu, percorreram o mundo anunciando uma “nova religião” que pregava o amor e a paz. Sim, eu creio que o Príncipe da Paz, adentrou as portas eternas no esplendor de Sua glória e conquistou para nós, pobres mortais, o direito de obter a vida eterna através de Seu sangue. Historiadores da época da Igreja Primitiva como Eusébio, narram com riqueza de detalhes, a bravura e a intrepidez dos primeiros cristãos, que ousaram desafiar o sistema romano dominante e perseveraram até o fim na sua fé. Estes cristãos foram feitos espetáculo público para o mundo. Foram torturados, perseguidos, flagelados e ridicularizados. Sofreram terrores medonhos, sendo assistidos pelos pagãos que se divertiam em vê-los assustados, na arena do Coliseu Romano.
J. O’Reilly, em seu livro “Os Mártires do Coliseu”, narra para nós o seguinte:  Não há ruína do mundo antigo tão interessante como o grande anfiteatro de Roma. Ele resiste em estupenda magnificência, em meio às sete colinas da antiga capital do mundo, como um monumento a tudo o que foi grande e terrível no passado. A imensidão e majestade de sua estrutura falam da perfeição da arte; as suas reminiscências evocam os horrores da perseguição aos santos, e os triunfos do cristianismo. Ele foi o campo de batalha onde a Igreja lutou pela conversão do mundo pagão; o sangue dos heróis martirizados, que tombaram em combate, ainda se mistura ao pó da arena.(Os Mártires do coliseu, pág 12. 3ª Ed., 2005)

O leitor sagaz deve estar se perguntando onde eu quero chegar com tudo isto. Bem já passaram cerca de 1.700 anos que os cristãos deixaram de ser apresentados em arenas de  Anfiteatros, diante de uma multidão enfurecida que se divertia ao vê-los sendo devorados pelas feras. Mas será que a perseguição acabou? A resposta é não. A perseguição à verdadeira Igreja de Cristo nunca acabou, na verdade ocorre de forma velada através dos séculos, tomou força após a Reforma Protestante e no mundo atual, tem ganhado proporções gigantescas com o fortalecimento do Islamismo no Oriente Médio, Comunismo na China e Coréia do Norte, etc. Cristãos são queimados na Nigéria, crucificados na Síria, decapitados na Líbia... E tudo isso, cumpre Mateus 24:9: Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Mas a Bíblia fala de uma perseguição ainda mais feroz que ocorrerá durante a Grande Tribulação. Naquele tempo, a Terra estará sob o domínio do Anticristo que irá impor a religião luciferiana a toda a população do mundo. Ele exigirá ser adorado como deus e não aceitará recusas. E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. (Ap12:17). O dragão (diabo), irou-se contra a mulher (Israel) e fez guerra ao remanescente de sua semente (A Igreja cristã). Não nos esqueçamos de nossa herança judaico-cristã, e que nosso Deus é o Leão da tribo de Judá. Os primeiros cristãos eram judeus (apóstolos). Haverá uma grande multidão de mártires da Grande Tribulação que por não negarem sua fé, serão mortos por amor a Jesus e Sua Palavra.
E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram. (Ap 6:10-11)
Para aqueles que buscam discernimento e estão nadando contra a maré, com certeza observaram que os Estádios de futebol do mundo inteiro estão sendo transformados em “Arenas”. Durante a Copa do Mundo de 2014, várias capitais do Brasil foram palco de partidas de futebol, em Arenas recém-inauguradas que custaram milhões aos cofres públicos e que hoje se transformaram em verdadeiros “elefante brancos”. A troco de quê se construiria uma “Arena” para ficar subutilizada? Sem perceber, ou talvez até conscientemente, estão sendo construídas as modernas arenas para execução pública de cristãos que NÃO negarão a Jesus durante a grande perseguição religiosa que ocorrerá no governo do Anticristo. O Império Romano renascido, nas pessoas da Besta e do Falso Profeta, fará ressurgir o espetáculo macabro que ocorria no Coliseu Romano durante a perseguição aos cristãos do primeiro século!
Pesquisei quais são as maiores arenas e/ou estádios do mundo atualmente e, “coincidentemente” se localiza na Coréia do Norte, o país mais fechado ao Evangelho segundo a classificação da Missão Portas Abertas.
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. (Ap 20:4)


Mas a Igreja do Senhor não deve se amedrontar diante de tais ameaças. Temos a bendita esperança da volta do Nosso Senhor, com poder e grande glória. Ele nos prometeu que não nos deixará e nos levará para estarmos junto dEle para sempre. Maranata!

Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...