Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

domingo, 12 de junho de 2016

Vamos Ler Juntos? – O Peregrino de John Bunyan – Capítulo 16



Vamos Ler Juntos? – O Peregrino de John Bunyan –  Capítulo 16
Os peregrinos chegam às Montanhas das Delícias e são hospedados pelos pastores Ciência, Experiência, Vigilância e Sinceridade. Deste lugar podia-se avistar a Cidade Celestial cujo caminho é curto para aqueles que perseveram e muito longo para os desobedientes e para aqueles que não herdarão a salvação. Os peregrinos foram convidados a ficar um tempo naquele lugar para se fortalecerem. No dia seguinte, foram levados ao Monte do Erro de onde avistaram os corpos daqueles que se perderam ao darem ouvidos a Himeneu e Fileto a respeito da ressureição do corpo (2Tm 2:17-18). Em seguida, foram conduzidos a outra montanha cujo nome era Cautela. De lá, avistaram peregrinos cegos que vagavam entre sepulcros e de lá não podiam sair, pois não sabiam como. Estes haviam sido capturados pelo Gigante Desespero no Castelo da Dúvida que lhes arrancou os olhos e os conduziu àqueles sepulcros.
Em seguida foram conduzidos a um lugar no fundo de um vale. Havia ali uma porta, de vinham gritos e um forte cheiro de enxofre. Os pastores explicaram aos peregrinos que aquela era a porta do inferno. Ali estavam pessoas que haviam sido peregrinos por algum tempo mas desviaram-se da verdade e foram parar naquele lugar. Os peregrinos comentaram entre si que deveriam pedir forças do Deus Todo-Poderoso. Depois disto, os peregrinos seguiram seu caminho sabendo que já estavam próximos da Cidade Celestial.
Reflexão:
Muito se poderia falar deste Capítulo, mas algo me chamou atenção: os peregrinos que ficaram cegos por terem caído nas mãos do gigante desespero. Muitos de nós agimos assim: ao começarmos a duvidar da providência do Senhor, caímos em desespero e ficamos cegos. Este estado de cegueira espiritual nos afasta dos caminhos do Senhor. Lembra-se do Rei Saul? Este rei duvidou do poder de Deus ao ver que Samuel se demorava e ele mesmo sacrificou ao Senhor e por esse motivo foi rejeitado pelo Senhor (1Sm 13:8-13). Esta passagem nos traz importantes lições. Saul, tomado de medo e de dúvida, resolveu agir sem a direção do Senhor, tão parecido conosco que muitas vezes queremos resolver as coisas do “nosso jeito”. O desespero levou Saul a cometer uma loucura. Se ele tivesse esperado só mais pouco... a Bíblia nos diz que ele havia acabado de oferecer o holocausto quando Samuel chegou (v. 10). Muitas vezes estamos esperando pelo socorro de Deus e vendo a tempo passar e nada acontecer, somos tomados pelo Desespero. Muitas vezes a vitória já está bem próxima. O segredo para vencer o desespero é não deixar a dúvida tomar conta de nós. Devemos confiar sempre no Senhor e esperar por Ele. Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. (Hb 10:35-38)
Da mesma forma, esperamos a volta do nosso amado Salvador e não podemos permitir que nossa esperança se desvaneça. Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. (Rm 15:13)
Caro leitor, não deixe o medo ocupar o lugar da sua fé. Deposite sua esperança no Senhor, pois no momento certo, ele agirá em seu favor!

Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...