Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O Nome de Jesus dever ser levado a sério!




“Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,” ( Fp 2:10)

Tenho observado em conversas com pessoas do meu círculo social, grupos e redes sociais, o crescente uso do Nome Jesus em vão. Parece que a “expressão “Em Nome de Jesus” tornou-se um chavão, expressão utilizada para finalizar uma frase sem que a pessoa esteja sinceramente expressando reverência ao Nome que é sobre todo o Nome. Não vou falar aqui a incrédulos e sim, aos “crentes”. Pessoas que se dizem seguidoras do Senhor, mas que não dão a devida honra ao Nome do Deus Todo-Poderoso. Mas como assim? Jesus é Deus? Sim! Leia o Evangelho de João 1:1 -  “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” – que diz que Jesus é a Palavra (nEle e por Ele foram criadas todas as coisas) e que a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus.
Comumente, vejo pessoas dizendo “Vou fazer isso em nome de...” ou “Tem que acontecer em nome de ...” , utilizando o Nome que daquele que detém toda autoridade no Universo como se fosse uma frase mágica tipo “abracadabra”. Veja bem, não estou aqui para dar sermão em ninguém, já cada um tem o seu pastor que lhe ensina com amor as verdades contidas na Palavra. Estou aqui para admoestar os irmãos que o segundo mandamento não foi revogado, aliás nenhum deles. Os mandamentos foram cumpridos pelo Senhor e por isso Ele resumiu em apenas dois (mas isto é assunto para outra ocasião). Sabemos que o padrão do Novo Testamento é bem mais alto que o primeiro.  Tipo: “Não adulterarás” no Antigo Testamento se tratava do ato consumado. Jesus, porém nos ensina no Novo Testamento que só o olhar pecaminoso para a mulher ou marido alheio que alguém dirija, essa pessoa já pecou em seu coração. O padrão é mais alto, entenderam?
Em se tratando do terceiro mandamento – “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” – se refere a forma leviana e desrespeitosa de usar o nome de Deus. O infrator de qualquer dos mandamentos era morto por apedrejamento. Vamos pensar agora no padrão do Novo Testamento. Jesus, o Filho do Deus do Vivo se apresenta à Humanidade para como o Cordeiro morto que morreu nós desde a fundação do mundo ( Ap 13:8). A Jesus foi dado todo o poder e autoridade “no céu e na terra”, ou seja, em todo o Universo.  Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; (Ef 1:20-21). Vemos aqui a grandeza e magnificência Nome de Jesus. Sob este Nome se sujeitam todos os seres do Universo.
Se na Antiga Aliança, o Nome de Deus era impronunciável, no Novo Testamento tomamos ciência de que podemos usar o Nome de Jesus, porém com a finalidade de glorificar o Rei dos Reis. Usamos o Nome dele como se fóssemos  “procuradores” do Senhor, pois Ele foi revestido de toda a autoridade e esta por sua vez, foi dada a nós para que em Nome dEle realizássemos sinais e maravilhas, batismos, expulsão de demônios,etc. Em Atos dos Apóstolos, vemos um caso curioso de um grupo de pesssoas que usaram o Nome de Jesus de forma leviana, para se enaltecer e se deram muito mal. Os sete filhos de de Ceva, tentaram expulsar um espírito maligno em Nome de Jesus e o demônio porém respondeu que não os conheciam e deu uma bela surra nos sete, deixando-os feridos e nus (At 19:13-16). O leitor consegue ver aqui o padrão mais alto no Novo Testamento. Enquanto no Antigo Testamento não havia um sentido fútil para usar o Nome de Deus (Eu sou). Então se alguém infringia esse mandamento seria por puro descuido ou insensatez pois não havia uma finalidade em si para que o nome de Deus fosse usado. Já no Novo Testamento, o Senhor Jesus revestido da autoridade que Lhe foi dada, transfere essa autoridade para nós , para que Em Nome dEle realizássemos a Sua obra. Veja que versículos poderosos: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu o farei. Se me amais, guardai os meus mandamentos. (JO 14:12-15). Nestes versículos vemos que a obra so Senhor continua sendo feita através de nós, mas que para isso é necessário crer, se submeter a autoridade do Senhor e obedecer aos Seus mandamentos que é um sinal claro de que verdadeiramente O amamos.
                Prosseguiremos em nossa jornada pela vida, sem sabermos que nos espera e sim, para onde vamos. Os reinos do mundo são do Senhor e em breve Ele voltará para tomar posse definitiva e restaurar todas as coisas. Seguimos usando o Nome de Jesus com reverência e temor sabendo que ao Seu Nome se sujeitam todas as coisas.
Que o Senhor te abençoe!

Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...