Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

domingo, 31 de maio de 2020

POR QUE (AINDA) SOU PRÉ-TRIBULACIONISTA? (PARTE 2)

Amado Leitor,

Nesta postagem daremos continuidade ao nosso "Estudo" sobre o Pré-Tribulacionismo. Começaremos com uma passagem muito conhecida onde a Bíblia aparentemente se contradiz:

Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. (Mateus 24:27)

 #Fato2 - Arrebatamento NÃO É Segunda Vinda

Muitos cristãos e estudiosos da Bíblia ainda hoje confundem o Arrebatamento com a Segunda Vinda. E penso que a causa disto é a leitura desatenta de Mateus 24 e 25 e também do Livro de Apocalipse,onde encontramos passagens onde o Senhor diz que Sua Vinda será visível a todo ser vivo na Terra e onde também ele diz que que Ele virá como "um ladrão na noite".

Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. (Apocalipse 16:15)

Como assim: o Senhor diz que Sua Vida será visível a todos, após um período de grande aflição e virá como um "ladrão" em uma hora em que ninguém está esperando? ou a Bíblia se contradiz ou o Senhor está falando de dois eventos distintos.

Dave Hunt (1926 - 2013), o grande escatologista, escreveu em seu livro "QUANTO TEMPO NOS RESTA":

"Não há como combinar num só evento e numa única ocasião o Arrebatamento extático
 de todos os crentes PARA o Céu com a descida de Cristo e todos os crentes DO Céu para resgatar Israel na Campanha de Armagedom. A Segunda Vinda ocorre depois da incrível devastação da Terra, chamada de "A Grande Tribulação". Todo o mundo saberá que a Segunda Vinda está prestes a acontecer. Nenhum dos descrentes, e bem poucos crentes,estarão esperando o Arrebatamento quando ele acontecer."

Vemos claramente que Arrebatamento e Segunda Vinda são dois eventos distintos e ocorrem em cenários OPOSTOS. Quase ninguém estará esperando o Senhor na ocasião do Arrrebatamento. Estão vivendo suas vidas normalmente.

Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;
Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.
Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. (Mateus 24:36-42)

 Na passagem acima, vemos claramente que as pessoas estarão vivendo da maneira que querem, sem preocupação nenhuma, desapercebidas da Volta do Senhor. "Comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento" expressamente o homem estará satisfazendo seus desejos carnais, seu ventre, seu apetite sexual em uma vida materialista e hedonista. Alguma semelhança com os tempos atuais?

E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. (Mateus 24:29-31)

E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Mateus 24:29-31
 Sempre que alguém me pergunta por que sou Pré-Tribulacionista, eu respondo que é por causa de Mateus 24. As borboletas no meu estômago sempre se agitam quando leio este capítulo. Li pela primeira vez aos 9 anos de idade, naquele pequeno Novo Testamento azul dos Gideões e nunca esqueci.

Quando atingi maturidade cristã, eu ficava muito confusa com este capítulo pois parecia contraditório. Como o Senhor vem para os seus em um momento em que há tranquilidade na Terra, onde as pessoas comem, bebem, casam etc e depois Ele diz que virá depois de um período de grande aflição como NUNCA HOUVE desde a criação do mundo?  Depois de um exame minucioso, percebemos que claramente que Ele está falando de DOIS EVENTOS distintos e para DOIS GRUPOS DISTINTOS de pessoas. O Senhor virá como ladrão para a Igreja e pegará a quase todos de surpresa. Este evento se chama Arrebatamento. Porém, Ele afirma que virá "sobre as nuvens do céu" para ISRAEL. Sim, Ele virá e ajuntará seus ESCOLHIDOS. Não podemos esquecer da aliança davídica que não foi revogada pelo Senhor. Este é o motivo de tanta confusão entre o povo cristão acerca de um assunto que deveria ser simples caso atentassem para as profecias.


#Fato3 - ARREBATAMENTO SERÁ ANTES DA TRIBULAÇÃO

Como vimos, Arrebatamento e Segunda Vinda são dois eventos distintos e acontecem em momentos distintos. O leitor sagaz então me perguntará: quando ocorrerão estes eventos?
Esta pergunta foi feita ao Senhor pelos Seus discípulos:

E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

Mateus 24:3

A palavra grega para "sinal" é "semeion" que significa sinal,marca,símbolo como uma ocorrência incomum, que transcende o curso normal da natureza.
"vinda" foi traduzida do grego "Parousia" que significa presença, vinda, chegada, advento.

Em suma, os discípulos queriam saber qual os quais eventos precederiam a "parousia" do Senhor onde Ele estabeleceria Seu Reino na Terra. Certamente eles não esperavam que em poucos dias o Senhor seria morto e crucificado e que o "semeion" seria para uma época distante. Nos próximos versículos, o Senhor descreve duas situações em que Ele virá, bem como o cenário em que elas ocorrerão. Já acompanhei o raciocínio de pós e meso tribulacionistas e o principal argumento que eles usam (e que não tem embasamento bíblico) é de que "não somos melhores que a Igreja Primitiva e se eles sofreram perseguição, nós também temos que sofrer, inclusive torturas e morte". Concordo que não somos melhores que os cristãos primitivos e que a Igreja hoje dorme um sono profundo e que precisa de umas sacudidelas do Senhor para despertar. Mas afirmar que precisaremos passar por "UM PERÍODO DE GRANDE AFLIÇÃO COMO NUNCA HOUVE DESDE O PRINCIPIO DO MUNDO ATÉ AGORA, NEM TAMPOUCO HÁ DE HAVER." (Mt 24:21) é forçar a interpretação da Palavra. Creio que eles param no "até agora" deste versículo para dizer que depois disso houve sim aflição maior. Fariam bem em ler o restante do versículo e procurar uma boa concordância bíblica.
Não quero com isso dizer que a Igreja do Senhor não sofrerá perseguição. Aliás, existem cristãos sendo mortos, presos e torturados neste momento. Veja AQUI como há cristãos que estão em situação de perigo de morte em várias partes do mundo. Mas afirmar que teremos que passar pelo período mais tenebroso de toda a história do mundo é no mínimo terrível.


Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. (Ap 3:10)

 A igreja de Filadélfia que recebeu uma Carta do Senhor (fico pensando em mim recebendo uma Carta do meu Deus. Que privilégio!) e cujo teor foi somente elogios e promessas tem uma mensagem muito interessante. 

A palavra grega para "paciência" é hupomone que significa estabilidade, constância, perseverança.
"Tentação" vem do grego "peirasmos" e significa tentação, prova, experimento. "Tentar" foi traduzido do grego "peirazo" e significa por prova, experimentar. 

Muitos dizem que esta passagem se refere somente a Filadélfia no sentido histórico pois esta igreja sofreu perseguição no reinado de Domiciano. Muitos argumentam que o Senhor ofereceu proteção e não isenção de sofrimento. Isto acontece toda vez que alguém toma um versículos isolado, fora do contexto, e usa para justificar suas interpretações particulares. Bíblia explica a Bíblia. Então , vejamos o versículo seguinte: 


Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3:11



O Senhor disse a Filadélfia que viria sem demora e como sabemos, Ele ainda não veio. Mais uma vez, ou a Bíblia se contradiz, ou "Filadelfia" aqui representa uma determinada "Igreja"  composta de cristãos autênticos que seriam guardados da "hora da tentação" que há vir sobre O MUNDO TODO. A mais impressionante de tudo é que esta igreja deveria "guardar o que tem" , ou seja, a palavra da "hupomone" (perseverança) sob o risco de ter sua coroa tomada! "Coroa" aqui vem do grego "stephanos" e significa "símbolo de realeza". Alguém associou com os 24 anciãos? Pois é.

Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. (2 Coríntios 5:10)

Há um quantidade enorme de versículos que dizem que haverá uma hora de tentação e juízo para TODOS OS MORADORES DA TERRA. Creio que isto ainda não ocorreu.

A terra e todos os seus moradores estão dissolvidos, mas eu fortaleci as suas colunas. (Salmos 75:3)

Mas esta terra será posta em desolação, por causa dos seus moradores, por causa do fruto das suas obras. Miquéias 7:13

E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes? Daniel 4:35

Eis que o SENHOR esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores. Isaías 24:1

O temor, e a cova, e o laço vêm sobre ti, ó morador da terra. Isaías 24:17

Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam. Isaías 24:6

Porque eis que o Senhor sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniqüidade, e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seu mortos. Isaías 26:21

Então disse eu: Até quando Senhor? E respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, e as casas sem moradores, e a terra seja de todo assolada. Isaías 6:11

Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto; Joel 2:1

Me parece um tanto cruel que o Senhor permita que sua Igreja seja provada com catástrofes, desgraças , e toda a sorte de males colocando-a "no mesmo saco" juntamente com todos os incrédulos. 

"Mas o Senhor nos preveniu de perseguições e prisões." Sim, mas a Grande Tribulação não será marcada APENAS  pela perseguição religiosa. Recomendo os estudos do Livro de Apocalipse deste Blog.
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

2 Timóteo 4:7,8






Veja abaixo a Primeira Parte desta postagem.




=================================================================================
Jesus está voltando! Você está preparado? Se não estiver, aí mesmo de onde você se encontra você pode fazer a oração abaixo e entregar sua vida a Jesus. Em seguida, peça a Ele para lhe mostrar uma igreja onde você possa ter comunhão com outros irmãos e iniciar sua caminhada de fé. Que Deus te abençoe!
Bondoso Deus e Pai das misericórdias, reconheço que sou pecador (a) e que necessito da Tua graça para que através do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo eu possa ser salvo(a). Peço que o Senhor preencha meu coração de alegria, paz e gozo do Espírito Santo e que me ajude a seguir em frente até que Tu venhas e restaure todas as coisas. Escreve meu nome no Livro da Vida e não permita que seja  apagado. Entrego minha vida a Ti. Em nome Jesus Cristo. Amém!

Fontes:

Biblia Sagrada - Versão ACF
Dave Hunt - Quanto tempo nos resta? 1ª edição , 1999

































Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...