Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

sábado, 18 de julho de 2015

Estudos sobre o Apocalipse Capítulo 11 – As Duas Testemunhas – O Segundo Ai




Apocalipse Capítulo 11 – As Duas Testemunhas – O Segundo Ai

E FOI-ME dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: “Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram” (Ap 11:1)
Temos aqui mais uma evidência bíblica que haverá um Templo em Israel durante a Grande Tribulação (Ver Dn 9:27 e 1Ts 2:4).

E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses (Ap 11:2).

O antigo templo em Jerusalém possuía quatro átrios, sendo um para os gentios. Eles só podiam entrar neste átrio e não ultrapassá-lo, sob pena de morte. Aqui o Senhor diz que Jerusalém será pisada pelos gentios por 42 meses (3 anos e meio), ou seja, durante a Grande Tribulação, da qual já falamos. Concluimos por esta passagem que aqui começa o juízo de Deus sobre Israel para redimir o povo judeu e reconcilia-lo definitivamente com o Senhor.

E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem (Apo 11:3-6)

O ministério de 3 anos e meio das duas Testemunhas não coincide com as nenhuma das metades de 70ª Semana de Daniel, mas ocorre logo depois do início e termina antes da Vinda do Senhor em glória. Estas duas Testemunhas são cumprimento da profecia de Zc 4:11-14 (os dois Ungidos) , da qual Zorobabel e Josué são figuras proféticas no Antigo Testamento. Quem são eles? Temos 3 candidatos: Elias, Enoque e Moisés. Elias e Enoque foram os dois unicos seres humanos que não morreram mas foram arrebatados vivos. Moisés e Elias por causa das características dos poderes destas testemunhas de “fechar o céu para que não chova e “converter águas em sangue”.  Moisés e Elias estiveram com o Senhor no Monte da Transfiguração (Mt 17:1-13). Enoque foi uma figura do arrebamento da Igreja antes da Grande Tribulação, pois foi levado vivo antes do Dilúvio. Sejam quem forem, estas Duas Testemunhas profetizarão por 3 anos e meio a um mundo indiferente e rebelde. Tenho razões para crer que são Enoque e Elias para que se cumpra Hb 9:27 : “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”


E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará. E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado. E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros. E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra.
E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: “Subi para aqui”. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.
E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.
É passado o segundo ai; eis que o terceiro ai cedo virá (Ap 11:7-14)
Acabado seu Testemunho, a besta fará guerra a estes dois santos e os matará. Seus corpos serão expostos na praça principal de Jerusalém como símbolo do poderio do Governo do AntiCristo. O mundo inteiro contemplará seus corpos por 3 dias e meio e ficarão muito felizes com sua morte. Que situação triste: os homens estarão tão insensíveis, tão entregues a depravação moral e extremamente corruptos, que se alegrarão com a morte desses servos de Deus pois não aguentavam mais ouvir a pregação deles!
Mas...
Depois de 3 dias e meio, um espírito de vida da parte do Senhor ressuscitará essas Duas Testemunhas e as levará ao Céu a vista de todos! Aleluia! Esta é a parte daqueles filmes de antigamente que havia uma reviravolta quase no final. Mas no “filme” da Grande Tribulação ainda há muita coisa para acontecer pois devem ser cumpridas todas as profecias referentes àqueles dias. A aparente vitória da besta durou 3 dias e meio. Após a ascensão das Duas Testemunhas, um grande terremoto destruirá a décima parte da cidade e morrerão sete mil pessoas.Atualmente estima-se que a população de Jerusalém está em torno de 706 mil pessoas. Estima-se que na época do Senhor Jesus, suas população era de cerca de 25 mil habitantes. Os demais, com medo, darão Glória ao Deus do Céu. Isso que nõ quer dizer que eles se converterão mas que atribuíram corretamente os eventos ocorridos ao Deus do Céu assim como acontece hoje quando os ímpios veem algo extraordinário que não podem ser explicados por vãs teorias.

E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, dizendo: “Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste. E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.” (Ap 11:15-19)
Finalmente a Sétima Trombeta é tocada. O Senhor tomou o Reino que foi comprado com Seu Sangue  e está pronto a reclama-lo do usurpador. Mas ainda virá o terceiro ai.  A Igreja adora Aquele que vive para todo sempre. Tudo o que o Senhor falou a respeito daquele tempo irá se cumprir. Abro um parêntese aqui para falar da visão da Arca da Aliança no céu. É possível que seja a mesma Arca da Aliança em que estão as tábuas dos Dez Mandamentos, a porção do maná e a vara de Arão? Em Hebreus 9:23, vemos que os objetos do tabernáculo, inclusive a Arca, eram “figuras das coisas que se acham nos céus”. Tanto que só foi possível a construção do Tabernáculo e a confecção dos objetos e da Arca da Aliança por que Moisés viu o “modelo” delas no Monte Sinai. A ultima vez que a Arca da Aliança é mencionada na Bíblia é em 2Cr 35:1-6 e 2Rs 23:21-23. Não sabemos onde está a Arca da Aliança mas há muitas especulações a respeito. Perém eu creio que se vai existir um Terceiro Templo em Jerusalém, a Arca da Aliança tem que estar dentro dele, no Santo dos Santos. Mas minha maior preocupação é aguardar  cumprimento das profecias e estar vigilante para não ser apanhada de surpresa. Voltando a Arca vista por João, concluímos que trata-se o modelo que Moisés viu e ainda, que a Antiga Aliança com Israel estará em memorial eterno diante do Senhor e que ocorrerá a restauração do povo judeu no tempo determinado, a qual foi falada através do ministério dos profetas. O relâmpagos, vozes, trovões, terremotos e grande saraiva são JUÍZOS de Deus, conforme tem sido no desenrolar do livro de Apocalipse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um Blog cristão. Todos os comentários são bem vindos porém, não são permitidos comentários desrespeitosos, palavras ou frases obscenas, xingamentos, e outras coisas semelhantes.

Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...