Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

quinta-feira, 25 de junho de 2020

COMO ESTUDAR A BÍBLIA




Vamos falar um pouco sobre Estudos Bíblicos. Embora não pareça necessário falarmos sobre este assunto já que temos um grande número de ‘pregadores” e ‘teólogos” na Internet disponibilizando “estudos bíblicos” com os mais diversos temas (uma rápida busca no Youtube nos dará uma idéia do que estou falando), penso que o assunto é de extrema importância, tendo em vista as aberrações que temos visto se propagar através da Web. Em princípio, parece realmente maravilhoso termos a disposição diversos materiais prontos, “mastigados", a apenas um toque em nosso celular, certo? Infelizmente isto não poderia estar mais longe da verdade. A tecnologia facilitou a disseminação do Evangelho, porém nos trouxe uma enxurrada de falsos ensinamentos, doutrinas de demônios travestidas de uma mensagem de paz e amor. Por este motivo, devemos estar preparados para identificar e refutar este falso Evangelho que está sendo propagado em escala mundial.
Em Atos 17:10-12 lemos a história da pregação do Evangelho em Beréia. Os judeus de Beréia receberam de bom grado a Palavra pregada pelo Apóstolo Paulo mas não sem antes examinar as Escrituras para saber se realmente Paulo estava pregando a verdade. Que exemplo para nós, cristãos do século XXI, acostumados a ter tudo na mão! Se os cristãos de hoje fossem como os bereanos, muitas doutrinas de demônios não teriam se propagado como uma praga de gafanhotos. Em II Ts 5:21, Paulo adverte aos tessalonicenses que “examinem tudo”.  “Dokimazo” - aqui traduzido como examinar – quer dizer testar, provar, verificar ( ver se uma coisa é genuína ou não).  Concluímos que é importante examinar as Escrituras para que possamos estar prontos para combater todo vento de falsa doutrina.
A partir da necessidade que temos de estudar a Bíblia, surgem várias dúvidas: Como estudar?; Qual versão da Bíblia adotar?; Qual a melhor Bíblia de Estudo?; Preciso aprender grego e hebraico bíblico?. Estas e outras dúvidas serão esclarecidas para que o leitor  possa decidir qual o melhor método e recurso utilizar para estudar a Bíblia e desfrutar de todos os tesouros escondidos na Palavra de Deus.
Para começar, você já leu a Bíblia inteira? Quantas vezes? Se você se considera cristão, deveria considerar também o fato de que a Bíblia é a Palavra de Deus e  é comparada a uma “espada de dois gumes” (Hb 4:12). Faz parte da armadura de Deus, chamada de “Espada do Espírito” (Ef 6:17). Através da Palavra de Deus, recebemos a Divina Revelação de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador e podemos conhece-lo melhor até alcançarmos a estatura perfeita, a fim de não sermos enganados (Ef 4:13-14). Se você ainda não leu a Bíblia inteira, comece hoje mesmo a fazê-lo! Existem muitos planos de leitura disponíveis na Internet. Escolha um que esteja dentro do planejamento da sua rotina e faça disto um hábito diário. Em relação a Estudo Bíblico, comece escolhendo um tema. Atenção: Estudo Bíblico é uma coisa. Meditar diariamente na Palavra de Deus é outra. Ambas não são excludentes. Você pode estar estudando um tema e pode meditar naqueles textos que tratam do tema. Isto é muito proveitoso. Mas vamos supor que você esteja estudando sobre “Dízimo”. Você pode estudar este tema e ao mesmo tempo estar lendo o livro de Ester, por exemplo, em seu Plano de Leitura.
Antes de iniciarmos um Estudo Bíblico, precisamos levar em conta algumas considerações:
1) Antes de iniciar a leitura da Palavra de Deus, faça uma oração e peça a Deus que abra seu entendimento. Leia com reverência e com calma procurando entender a passagem. Leia novamente, caso fique algo obscuro.
2) Recorra ao Dicionário (isso mesmo!) para verificar o significado das palavras que você não entendeu.
3) Bíblia explica a Bíblia – A Palavra de Deus é completa. Somente um versículo pode explicar outro versículo. Neste caso, é interessante ter uma Bíblia remissiva para facilitar a localização de outros versículos relacionados com o versículo em questão. Sempre desconfie quando alguém lhe mostrar algo a respeito de um tema usando UM único versículos bíblico.
4) Não isolar versículos ou utilizá-los fora de contexto – Este erro é muito comum e largamente utilizado para disseminar falsas doutrinas. Um versículo isolado ou interpretado fora de contexto pode comprometer seriamente a vida espiritual de um cristão. Para se entender um  versículo, na maioria das vezes é necessário ler o capítulo inteiro e às vezes o anterior e o posterior.
5) Adquira uma boa concordância bíblica. A mais conhecida é a Strong. Com a concordância bíblica em mãos, podemos tirar todas as dúvidas a respeito de uma palavra ou sentença.
6) Não confiar em seu próprio entendimento – Muitas vezes ao estudar a Bíblia nos sentimos inclinados a interpretar a Bíblia a nossa maneira. Devemos lembrar que o autor da Bíblia é Espírito Santo e somente Ele pode nos dar o correto entendimento das Escrituras. Por isso, é necessário orar ao Senhor pedindo entendimento correto da Palavra.
7) Nenhuma passagem bíblica é de particular interpretação. Este tem sido o grande câncer do Cristianismo. Muitos tem interpretado a Bíblia da maneira que lhe convém e tem desviado a milhares da fé pura e simples. O Senhor quis dizer EXATAMENTE o que Ele disse! Não há margem para "interpretações" humanas, onde se especula o que Deus "quis dizer" alguma passagem bíblica. O Senhor deixou sua Palavra para que Seu povo conhecesse a Sua Vontade e Seu Plano de Salvação para a Humanidade. Por isso, a Bíblia contém as verdades imutáveis que ao Senhor aprouve que soubéssemos, sem que haja necessidade de "intérpretes" e "decifradores".
                E como eu estudo a Bíblia? Bem, no meu caso eu tenho minha Bíblia impressa (aliás, várias), uma concordância Strong em meu celular/computador no Aplicativo Olive Tree que eu levo para qualquer lugar, Dicionário Bíblico, Mapas Bíblicos, Comentários Bíblicos de diversos autores. Efetuo pesquisas na internet para entender o contexto histórico. Também procuro ler o que já foi escrito sobre o tema que estou pesquisando. Aplico o “Método Bereano”. Examino tudo! Podem me chamar de chata mas não de herege.
                De posse das informações acima, o leitor pode aproveitar as dicas que darei abaixo sobre o material de que possuo e forma de estudo.

COMO ESCOLHER SUA BÍBLIA – Pode soar estranho , mas hoje temos Bíblias para todos os gostos e bolsos e nas mais variadas versões. Bíblia da mulher, do homem, da criança, do jovem, do vovô, etc etc com versões NVI, RC, RA, NHTL, etc etc que acaba criando uma confusão sem tamanho. Lembro que antigamente líamos a Bíblia nos cultos. O pastor chamava de “leitura responsiva”. Ele falava um versículo, a igreja falava o seguinte. E todos respondiam em uníssono! Por que? Simples. Todos usavam a mesma versão da Bíblia. Hoje, se alguém tentar fazer isto, cada um vai falar algo diferente e ninguém vai entender nada. Lamentável! (mas este é um assunto para outra postagem). Eu uso e indico a tradução Almeida Corrigida Fiel (ACF) de edições anteriores a 1995, pois a apostasia tomou conta da SBB, como você pode conferir AQUI e por isso, as Bíblias editadas por esta "Sociedade Bíblica" não são confiáveis. A Bíblia de tradução mais fiel em língua portuguesa no Brasil é João ferreira de Almeida – Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original da Sociedade Bíblica Trinitariana que é a tradução que mais se aproxima do texto original, sendo utilizado o método de equivalência formal para o Massorético no AT e Textus Receptus no NT. Eu uso Bíblia impressa pois sou “das antigas”. Também possuo diversas Bíblias nas Traduções NVI, NHTL, RA, RC, Tradução Brasileira, Católica, Reina Valera em Espanhol (estas todas impressas). Meu objetivo é comparar as versões e apontar as adulterações grotescas que foram feitas à Palavra de Deus ao longo dos anos. Também possuo várias versões das Bíblias adulteradas em PDF tais como: Bíblia de Jerusalém, Peshitta, e a abominável "Verdadeiro Nome" (assunto para outra postagem).
Já falei da tradução mais confiável e vou falar das Bíblias de Estudo mais confiáveis. Nos meus Estudos e Meditações, utilizo duas Bíblias de Estudo que tem me auxiliado bastante no entendimento das Escrituras. A primeira é a Bíblia de Estudo Scofield, com as anotações de C. I. Scofield. Gosto dela por que consegui comprar uma com versão ACF  da SBTB (Editora Holy Bible) e considero boa para comparações com outros autores e comentaristas bíblicos sobre os mais variados temas. Ela contém mapas,referências temáticas, mini concordância e ainda é remissiva. A outra Bíblia que utilizo é a Bíblia de Estudo Dake, que inclusive foi proibida no Brasil e chamada de herética. Porém, fui em busca de mais informações sobre ela e graças ao Senhor que usou homens piedosos como o Pastor Moabel Pereira e seu filho, Moisés Pereira, para traduzi-la para língua portuguesa, ela voltou a ser vendida no Brasil. A versão dela á Almeida Corrigida Clássica e foi publicada pela Editora Atos. Esta Bíblia é um tesouro. Um trabalho primoroso de mais de 40 anos de Finnis J Dake, onde podemos encontrar esboços de vários temas, sempre com ampla referência e uso da concordância. Não conheço outras Bíblias de Estudo mas estas tem sido suficientes para me auxiliar na busca pelo conhecimento das Verdades do Senhor. Deixo claro que existem e provavelmente existirão pontos de discordância em relação a determinados assuntos, sem que traga prejuízo ao trabalho destes dois estudiosos bíblicos.  
Existem outros aplicativos que recomendo como o You Version com várias versões da Bíblia, e que é interessante pois possui planos de leitura bíblica e nos permite compartilhar versículos. No quesito Concordância Bíblica, como já falei, adquiri o Olive Tree, que é comprado (comprei em uma promoção). É um aplicativo muito bom. Tenho no celular e no PC e tem sido fundamental para desvendar inúmeras palavras, que por falta de correspondência exata em nosso idioma, muitas vezes não expressam o sentido real no contexto em que estão inseridas.
Já ouvi falar sobre o Aplicativo My Bible, porém ainda não utilizei. Este aplicativo possui referências cruzadas, números Strong e várias versões da Bíblia. 
E por fim, indico autores de livros e estudos que verdadeiramente tem dado/deram (alguns são falecidos) bom testemunho do Evangelho e que não se curvaram diante de sofismas, corporações, sistemas e que suas obras tem permanecido de pé até o momento:

- John Mcarthur 
- J. Vernon McGee
- David Bay
- Dave Hunt
- David Wilkerson
- Leonard Ravenhill
- C. I. Scofield
- Finnis J. Dake
- Win Malgo

FORMA DE ESTUDO - Muitas vezes, o tema que está sendo estudado já foi exaustivamente tratado por outros estudiosos e há consenso quase que total sobre ele. Neste caso, cabe a nós verificarmos as referências bíblicas apresentadas, comparando com texto original e verificando o CONTEXTO. Geralmente se chega a conclusão em poucas horas/dias. Entretanto, determinados temas são mais difíceis de estudar, por conta de sua complexidade e, geralmente há controvérsias em relação a ele. Pode se levar meses ou até anos para se chegar a uma conclusão. Aconselho o leitor a não se preocupar com isto. As verdades mais importantes da Bíblia estão ao alcance do entendimento de TODOS.



Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Jo 14:6

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Jo 3:18

Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Rm 10:10

E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Jo 11:26


A palavra de Deus é um tesouro infindável de riquezas e nos aproxima do nosso Criador. É através da Sua Palavra que podemos conhece-lo intimamente, e conhecendo-O, podemos amá-lo mais e mais. Desfrute de intimidade com o Senhor e esteja sempre cheio do Espírito Santo.

Espero que este postagem tenha ajudado de alguma forma.

Que o Senhor te abençoe!


================================================================================================== Jesus está voltando! Você está preparado? Se não estiver, aí mesmo onde você se encontra você pode fazer a oração abaixo e entregar sua vida a Jesus. Em seguida, peça a Ele para lhe mostrar uma igreja ou grupo que segue a Bíblia onde você possa ter comunhão com outros irmãos e iniciar sua caminhada de fé. Que Deus te abençoe! "Bondoso Deus e Pai das misericórdias, reconheço que sou pecador (a) e que necessito da Tua graça para que através do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo eu possa ser salvo(a). Peço que o Senhor preencha meu coração com alegria, paz e gozo do Espírito Santo e que me ajude a seguir em frente até que Tu venhas e restaure todas as coisas. Escreve meu nome no Livro da Vida e não permita que seja apagado. Entrego minha vida a Ti. Em nome Jesus Cristo. Amém"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um Blog cristão. Todos os comentários são bem vindos porém, não são permitidos comentários desrespeitosos, palavras ou frases obscenas, xingamentos, e outras coisas semelhantes.

Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...