Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

terça-feira, 26 de maio de 2015

Estudos sobre o Apocalipse - Capítulos 1 a 3 - As Eras da Igreja

Olá pessoal!

Estou iniciando pela enésima vez um Estudo sobre o Apocalipse. Desta vez, quero fazer "versículo por versículo". Convido você, leitor e leitora a estudar este livro junto comigo. Nele estão contidas a promessas de Nosso Senhor, Seu Reino, e também Seu Juízo sobre os rebeldes. Abra seu coração para receber o ensinamento do Espírito Santo. Aviso que é com muita humildade que faço este Estudo. Não sou teóloga. Estudo os materiais, leia a Bíblia, e pergunto ao Espírito da Verdade. Muitos não concordarão com meus pontos de vista. Mas em um ponto, concordamos: Jesus está voltando!
Começaremos pelos capítulos 1,2 e 3. Semanalmente, vamos adicionando os demais.

O Apocalipse ou Revelação de Jesus Cristo



REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. (Apo 1.1-3)


Era  o ano 95 da Era Cristã quando João, o único dos apóstolos que ainda estava vivo, exilado na Ilha de Patmos, na Ásia Menor (atual Turquia), recebeu a Revelação do Senhor Jesus Cristo, das coisas que iriam acontecer “brevemente”. Este “brevemente” porém não se refere-se ao tempo cronológico em relação ao tempo da visão de João e sim, no sentido de acontecerem ‘rapidamente’ quando começassem, ou seja, tem a ver com a velocidade no desenrolar dos acontecimentos finais.



João, às sete igrejas que estão na Ásia:

Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra.

Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim”, diz o Senhor, “que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”. (Apo 1.4-8)


Vemos a aqui a Santíssima Trindade Revelada através da Palavra, e da obra redentora do Senhor Jesus Cristo na cruz. Também nos fala de Sua Vinda. E afirma que o Senhor é único Deus e fora dEle não há salvação.



Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo. Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia” (Apo 1.9-11).


Alguns dizem que este fato ocorreu num sábado, outros no domingo e ainda outros dizem que João foi transportado em espírito para o Dia do Senhor. Estas 7 igrejas existiam na época, fruto da obra missionária da Igreja Primitiva.



E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; e no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; e os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece (Apo 1.12-16).


O próprio Senhor Jesus se dirige a Daniel e pede que ele escreva o livro em três seções:  as coisas que João viu, contidas no capítulo 1, aquelas que são, as quais preencherão os capítulos 2 e 3, e aquelas que acontecerão depois disso, capítulos 4 até 22.


Apocalipse 2 e 3- As Sete Cartas para as sete igrejas


As sete igrejas realmente existiram e cada uma delas tinha um  problema em particular para tratar com o Senhor, exceto Esmirna e Filadélfia que não receberam repreensão. Já que todas as igrejas deveriam ler todas as cartas, elas eram também admoestações para todas elas. As cartas eram pessoais e também para as   congregações. Quando são lidas na ordem em que aparecem elas espelham a trajetória da Igreja através dos séculos, então são proféticas. Elas delimitam o espaço entre a 69ª e a 70ª semana de profecia das 70 semanas de Daniel (Daniel 9.24-27). Estas Cartas tem aplicação histórica e espiritual pois simbolizam as Eras da Igreja na Terra até a volta do Senhor Jesus, na ultima Semana das 70 Semanas reveladas a Daniel. Quando falamos em profecia, devemos lembrar que toda lacuna, ou peça faltante do quebra-cabeças, deve ser preenchido pela Igreja.


1 - Igreja de Éfeso (Apo 2.1-7)


Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: isto  diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:

Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e não o são, e tu os achaste mentirosos.

E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste.

Tenho, porém contra ti que deixaste a teu primeiro amor.

Lembra-te pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te  arrependeres.

Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus."


Éfeso representa a igreja do Século I. Era sofredora. Tinha paciência, trabalho e boas obras, porém havia abandonado o primeiro amor. A advertência do Senhor para esta igreja é: lembra-te de onde caístes e volta a praticar a primeiras obras. A cidade de Éfeso hoje são ruínas e pouco se vê dos traços do templo cristão do primeiro século.



2 - Igreja de Esmirna (Apo 2.8-11)


E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.


Esmirna representa a igreja do 2º e 3º séculos que sofreu intensa perseguição.  Os primeiros a perseguir a igreja foram os judeus. Policarpo, o mais famoso dos primeiros mártires, era o bispo de Esmirna e lá ele foi queimado na estaca com a idade de 86 anos. Os dez dias referem-se aos reinos de 10 Césares Romanos, cobrindo um período de 250 anos. Não há promessa de livramento, somente de recompensa no céu. Esta é a igreja dos mártires, daqueles que não amaram suas vidas e se entregaram a morte para obterem a vida eterna. Muitos de nós no Ocidente nunca enfrentamos sérias ameaças por causa de nossa fé, mas em todo o mundo o número de mártires cristãos tem chegado à média de 1 milhão por ano pelos últimos 10 anos. Seu número somente crescerá à medida que o Fim se aproxima. Um antigo provérbio diz: Nasça uma vez e morra duas. Nasça duas vezes e morra uma. É a segunda morte que você deve evitar. Ela é permanente. Não houve condenação para Esmirna. Você já ouviu flar da Igreja Perseguida? Esta é Esmirna.



3 – Igreja de Pérgamo Apocalipse 2:12-17


E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe
.


Pérgamo significa casamento com mistura e representa a mistura de práticas pagãs e cristãs no 4° século, quando o Cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano. Nosso Senhor instruiu os discípulos a irem por todo o mundo (Mat 18.19-20), mas em Pérgamo o mundo veio para a igreja. No 4° século o Edito de Milão tornou o cristianismo legal e finalmente a religião oficial do Império. Quando isso aconteceu, os festivais pagãos se tornaram feriados cristãos. As festas de Saturnalia e Ishtar se tornaram o Natal e a Páscoa. Isso explica o porquê de símbolos pagãos como a acha de Yule (um pedaço de lenha tradicionalmente queimado no natal em países europeus e na América do Norte) e a árvore sempre verde, que simbolizam o sol morrendo e nascendo novamente no solstício de inverno, serem associados com o Natal, enquanto símbolos da fertilidade como o coelho e os ovos estão conectados com a Páscoa. Ishtar era a deusa babilônica da fertilidade.



Igreja de Tiatira – Ap 2: 18-29


E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.



Tiatira significa sacrifício contínuo. (Na Igreja Católica, o Senhor ainda está na cruz, e eles acreditam que a hóstia da comunhão se transforma em Seu corpo e sangue reais quando tomada, ou seja, Jesus está sempre morrendo). É a primeira igreja que aparece dividida entre salvos e não salvos. Jezabel aqui simboliza idolatria e culto a demônios. A Tiatira original possuía templos a deusas femininas como Ártemis (Diana para os Romanos). A igreja católica também possui templos dedicados a “Rainha do Céu” (Maria ou Nossa Senhora). A Bíblia diz que idolatria é rebelião contra Deus. Assim como a Igreja de Tiatira tolerava “Jezabel”, ainda hoje a igreja católica tolera Maria e outros “santos” que são objetos de culto. A advertência do Senhor para esta igreja é: aos restantes de Tiatira, o Senhor não poria carga sobre eles e ainda mais: reter o que têm até que Ele venha. Aos fiéis, que amam a vinda do Senhor, Ele promete bênçãos sem igual.



5 – Igreja de Sardes – Ap 3:1-6


E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas
.


A igreja em Sardes representa a Reforma Protestante. Quando Lutero e outros guiaram no caminho para fora do Catolicismo, foi em busca da verdade. Os Católicos tinham distorcido a palavra de Deus em algo que ela nunca pretendeu ser, adicionando às Escrituras e impondo pesadas cargas espirituais sobre seus seguidores.

O lema da Reforma era “Sola fides (somente pela fé), sola gratia (somente pela graça) solus Christus (somente com Cristo) et Sola Scriptura (somente Sua Palavra)”.

Em sua busca pela verdade, os Protestantes negligenciaram as coisas do Espírito e por várias centenas de anos quase nunca ouviram os sussurros do Espírito Santo em seu meio. Quando o Grande Despertamento do final do século 19 e início do século 20 trouxe os Dons do Espírito à luz novamente, eles rejeitaram a idéia, dando origem primeiramente ao movimento Pentecostal e depois ao movimento Carismático. A Igreja se Sardes simboliza a igreja após a Reforma Protestante e vai até o Grande Avivamento do início de Século XX.



6. Igreja de Filadélfia – Ap 3:7-13

E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas
.


Filadélfia significa Cidade do Amor Fraternal.Na crônica da história da igreja, Filadélfia representa a igreja evangélica nascida no século 19 durante o 2° Grande Despertamento. (O primeiro ocorreu cerca de 100 anos antes principalmente nas colônias do norte.)Por séculos os eruditos haviam ensinado uma interpretação alegórica das Escrituras, especialmente da profecia, mas em meados do século 19 a maioria leiga foi energizada por um retorno à interpretação literal. O arrebatamento pré-tribulação e o reino de 1000 anos do Senhor na terra, visões que prevaleciam durante o 1° século mas foram abandonadas com a interpretação alegórica, eram novamente populares. A igreja renascera. A porta aberta é aquela pela qual João entrará no céu no capítulo 4 para ficar diante do Trono de Deus, um tipo do Arrebatamento. Somente uma “hora da tentação” é profetizada como sendo mundial, e somente uma é designada para os habitantes da terra. É a Grande Tribulação. Através do balanço do Apocalipse a Igreja é referenciada como aqueles que habitam no céu. A palavra grega traduzida como “sem demora” na verdade significa rapidamente. Quando Ele vier, virá repentinamente, sem aviso. Não deixe ninguém lhe convencer contra a promessa de Sua vinda. Filadélfia é a igreja que irá morar no Céu.Não perca a esperança! A Igreja que vai encontrar com o Senhor nos ares é a Igreja de Filadélfia.



7 – Igreja de Laodicéia – Ap 3:14-22


E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

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Laodicéia significa “o povo reina”. A igreja laodiceana representa a igreja apóstata no final dos tempos. Uma igreja morna, que tem cara de igreja, música de igreja, até se parece com uma igreja, mas não é Igreja! A Igreja de Laodicéia não está preocupada com missões, ou estudos bíblicos, nem mesmo ajudar o próximo. É muito cômodo para os membros dessa igreja participarem de um culto sem sal. È uma igreja sem Evangelho. Sem poder. E sem a graça de Deus. Laodicéia não recebeu elogios. Mas a misericórdia de Deus ainda pode ser vista aqui. O Senhor aconselha que esta igreja se arrependa. Vivemos na era da igreja de Laodicéia. O Senhor está chamando ao arrependimento. Desperta crente! Jesus está voltando!


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