Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

terça-feira, 26 de maio de 2015

Fé Reformada - Um retorno ao Cristianismo Bíblico? - Final


Olá amigos e amigas!
 
Seguiremos analisando os aspectos da Fé Reformada. Assisti um vídeo muito bom sobre esse assunto . Vou deixar o link no final da postagem. Apesar do título desta postagem apresentar a palavra “final”, isso não quer dizer que o assunto está esgotado. Na verdade, tudo o que eu fiz aqui foi “beliscar” o leitor para que este atente para este assunto, se assim o desejar. Ainda pretendo abordar mais profundamente em um futuro próximo, pois como eu já disse: enquanto Jesus não vem, este blog não acaba.
Na última postagem, elencamos os “Cinco pontos do Calvinismo” , assim chamados pois foram expostos pelo teólogo João Calvino (1509-1564). Este cinco pontos servem basicamente para diferenciar a Fé Reformada do Arminianismo*. Mas a Fé Reformada vai muito mais além e compreende os aspectos da Soberania de Deus, a infalibilidade das Escrituras, o Pacto da Graça, Credos, formas de culto e muito mais. Quando digo: Sou Reformado, implica em dizer que eu mergulho nas Escrituras e busco o conhecimento da Palavra para não me desviar da Fé.
Abaixo, lemos algumas passagens bíblicas utilizadas pelos “Reformados” para sustentar o “cinco pontos”:
- Jo 6.37-39: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. Porque eu desci do céu não para fazer a minha própria vontade, e, sim, a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum se perca de todos os que me deu.”
- Jo 17.9: “É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.”
- Atos 13.48: “Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.”
- Ef 1.4-5: [Deus] nos escolheu [em Cristo] antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito da sua vontade.”
- Ef 2.8-9: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”
- 2 Ts 2.13: “Entretanto, devemos dar sempre graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.”
- 2 Tm 1.9: “[Deus] nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça, que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos.”
- 2 Tm 2.19: “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: o Senhor conhece aqueles que lhe pertencem.”
*NOTA: Arminianismo – Doutrina que possui como característica principal a relação entre a sabedoria de Deus e o livre-arbítrio do homem. Deus chama a todos para a salvação, mas cabe ao homem decidir se deseja ou não estar ao lado de Deus. Daí surgem vários questionamentos, tais como: Como alguém pode nascer destinado a perecer no fogo eterno? Pergunta difícil esta. Vou dizer o que eu penso baseado no IDE de Jesus: IDE por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer, SERÁ CONDENADO (Mc 16:15-16). A ênfase na ultima parte é minha. Algumas versões dizem “JÁ ESTÁ CONDENADO”. Sabemos que o homem nasce debaixo da maldição do pecado e somente pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, ele pode ser salvo. Em Rm 3:23, lemos: Por que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Logo, o homem precisa crer para ser salvo. (Ver At  16:31)
Diante disso, convido o leitor a refletir: Minha salvação depende de quem?
Faço minhas as palavras do Apóstolo Paulo: ... uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Fp 3:13,14)
Que o Senhor nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um Blog cristão. Todos os comentários são bem vindos porém, não são permitidos comentários desrespeitosos, palavras ou frases obscenas, xingamentos, e outras coisas semelhantes.

Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...