Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Exodo: Deuses e Reis - Análise Bíblica

O filme Exodo: Deuses e Reis estreou no Brasil no dia 25 de Dezembro e vem causando polêmicas e censuras pelo mundo afora por motivos diversos. Foi proibido no Egito por "apresentar uma história distorcida" e teve várias sessões canceladas no Marrocos. O novo filme do diretor Ridley Scott, traz Christian Bayle no papel de Moisés. Bem, o objetivo desta postagem não é analisar a superprodução de 140 milhões de dólares. Segundo Scott, o filme é uma adaptação livre da narrativa bíblica de Moisés, o hebreu que libertou seu povo da escravidão no Egito por ordens expressas de Deus. E como eu sempre digo: melhor do que assistir um filme bíblico é analisar o filme à luz da Bíblia! Também não me proponho a analisar todas as distoâncias, somente as principais, que comprometem a obra redentora do Senhor.

1) Moisés foi achado nas águas pela filha do Faraó- Correto. Ex 2:6 Moisés tinha pouco mais de 3 meses de vida quando sua mãe o colocou no cesto de juncos e lançou no Rio Nilo pois o Faraó havia decretado a morte de todas as crianças hebréias do sexo masculino ( eis a velha serpente tentando destruir o povo de Deus para que não viesse ao mundo a semente da mulher)

2) Moisés não sabia que era hebreu até cerca de 40 anos idade - Incorreto. Moisés foi criado pela sua própria mãe entre os hebreus. Quando já era grande foi levado a filha do Faraó. Ele sempre soube que era hebreu assim como todos no Egito

3) Moisés mata um egípcio, é preso e em seguida exilado para o deserto e sofreu tentativa de assassinato por parte da mãe de Ramsés -  Viagem total! A Bíblia não fala nada disso. Moisés mata um egípcio, é descoberto e Faráo tenta matá-lo. Moisés foge para Midiã, onde se casa com Zípora, filha de Jetro (Reuel) e se torna pastor.

4) Deus aparece a Moisés em forma de um menino, depois que este quebra a perna após cair da "ribanceira" - Me pareceu que Ridley Scott quis mostrar um deus megalomaníaco e sádico. O deus retratado no filme parece estar alheio a sofrimento humano e não convence o espectador. Completamente diferente do nosso Pai de amor (Jo 3.16; 1Jo 4.8). Quando o Senhor apareceu a Moisés na sarça ardente enquanto este pastoreava o rebanho de seu sogro, a Bíblia relata que o Senhor falou com Moisés do meio da sarça (Ex. 3:4)

5) Ramsés enforca todos os dias uma família hebréia para que os hebreus delatem Moisés - A Bíblia não relata nenhum enforcamento da famílias hebréias. Quando Moisés e Arão compareceram perante o Faraó para pedir a libertação do povo judeu, a bíblia diz que eles entravam e saíam da presença do Faraó sem problemas. Ex:5

6) Moisés reúne e treina no hebreus para serem soldados e atacam o Egito sem sucesso - A Bíblia não relata isso. Moisés e Arão reuniram-se com os anciãos e o povo e estes creram nos sinais feitos por Moisés. Em seguida , Moisés e Arão foram falar com o Faraó, que não só negou-se a deixar Israel partir como agravou bastante a servidão dos judeus. (Ex 4:29-31 ; Ex 5:1-9)

7) As 10 pragas - Essa parte merece uma postagem exclusiva. Elas não tem conexão com a Palavra. Por exemplo: na primeira praga, no filme, crocodilos famintos do Rio Nilo atacam seres humanos e o estrago é tão grande que as águas se tornam vermelhas por causa do sangue das pessoas. Segundo o relato bíblico, Arão ergue sua vara e as águas se tornam EM SANGUE e não COMO SANGUE como sugere o filme. E Moisés e Arão fizeram assim como o Senhor tinha mandado; e Arão levantou a vara, e feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue (Ex 7:20). E daí em diante, no filme tudo é explicado "cientificamente".

8) Após a ultima praga (a morte dos primogênitos egípcios) os hebreus partem no dia seguinte, de mãos vazias - A partida de Israel do Egito ocorreu na mesma noite após a morte dos primogênitos egípcios. Foi a Pessach, a páscoa do Senhor. Conforme a palavra do Senhor, nesta noite os judeus saíram apressadamente do Egito, após comer o cordeiro com ervas amargas e pães asmos. E saíram MILIONÁRIOS do Egito. Sim! Os judeus despojaram os egípcios pois estes lhe deram ouro, prata, vestes, animais, etc. Por que sabemos que eles saíram milionários? Por que na ocasião da oferta para a construção do tabernáculo móvel do deserto, a oferta feita pelos filhos de Israel foi de mais um milhão de dólares em ouro e prata em valores de hoje (Ex.12:29-42 e 35:20-29)

9) Na travessia do Mar vermelho, ocorre uma "baixa" das marés e os israelitas atravessam o mar com água até a cintura - Este é um dos episódios bíblicos mais conhecidos em todo o mundo. Moisés estende sua vara e o mar se abre em duas paredes, os israelitas atravessam de pés secos e uma nuvem se coloca entre Israel e os egípcios. Enquanto é dia para Israel, é noite para os egípcios. A perseguição fica acirrada, imagino o coração acelerado do povo atravessando o mar. Pela madrugada, os exércitos egípcios estão no meio do mar. E então, Moisés estende sua vara o mar se fecha sobre os egípcios. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. (Ex. 14:13).

10) Ramsés sobrevive - Não houve sobreviventes egípcios. Todos morreram. (Ex: 14:28)

11) Moisés escreve nas tábuas os 10 mandamentos - Tiveram 2 tábuas e as duas foram escritas pelo dedo de Deus. E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas. (Ex. 32:16).
Então disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste. (Ex. 34:1)


Algumas personagens estiveram "apagados" no filme e tiveram sua história distorcida: Arão, Miriam e Josué. Acho que eles mereciam participar mais da história. Termina aqui nossa análise, mas ela não se esgota. O que quero dizer é que ao assistir um "filme bíblico", o leitor deve ter o cuidado de ler a Bíblia antes para que você não venha a ter uma visão distorcida da Palavra. Penso que o filme cumpriu bem seu papel como filme de ação. Tem cenas belíssimas e o figurino está fantástico. Mas não podemos tomar um filme como esse ou qualquer outro como verdade sem antes passarmos pelo crivo da Palavra de Deus. Que o Senhor te abençoe!


quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Natal - Festa Cristã? - Final

Porque um menino nos nasceu,um filho nos foi dado,e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero­so,Pai Eterno, Príncipe da Paz. (Is 9:6)

Conforme Thompson, na Bíblia de Referência, no verso 21 de Mateus (cap. 1) cumpre-se 38 profecias acerca de JESUS, e isso há aproximadamente 1.500 anos depois do registro da primeira profecia messiânica em Gênesis.Pelo menos 11 delas, sobre o seu nascimento:

1. Seria a semente de uma mulher: (Profecia Gn 3.15. Cumprimento Lc 2.7) 
2. Seria descendente de Abraão: (Profecia Gn 18.18. Cumprimento Mt 1.1) 
3. Seria descendente de Isaque: (Profecia Gn 17.19. Cumprimento Mt 1.2) 
4. Seria descendente de Jacó: (Profecia Gn 28.14. Cumprimento Mt 1.2) 
5. Descenderia da tribo de Judá: (Profecia Gn 49.10. Cumprimento Mt 1.2-3) 
6. Seria o herdeiro do trono de Davi: (Profecia Is 9.7. Cumprimento Mt 1.1;6)
7. Seu lugar de nascimento: (Profecia Mq 5.2. Cumprimento Mt 2.1; Lc 2.4-7) 
8. A época de seu nascimento: (Profecia Dn 9.25. Cumprimento Lc 2.1-2; 2.3-7)
9. Nasceria de uma virgem: (Profecia Is 7.14. Cumprimento Mt 1.18)
10. A matança dos meninos: (Profecia Jr 31.15. Cumprimento Mt 2.16; 17-18)
11. A fuga para o Egito. (Profecia Os 11.1. Cumprimento Mt 2.13-15; 19-20)

  
A Enciclopédia Britanica utiliza 20.000 palavras para descrever a pessoa de JESUS. Sua descrição ocupa mais espaço que as biografias de Aristóteles, Cícero, Alexandre Magno, Júlio César, Buda, Confúcio, Maomé ou Napoleão Bonaparte. A pessoa de Jesus Cristo é inigualável. Seu nascimento dividiu as eras. As datas de nosso calendário se dividem em a.C e d.C (Antes de Cristo e depois de Cristo). Ninguém nesse mundo pregou o amor como Ele. Movimentou multidões numa época em que não existia rádio, televisão, celular, internet. Ele realmente chacoalhou o mundo em seu tempo. Reis desejaram conhecê-lo, magos vieram de longe para adorá-lo. Perto dEle, as dores se apagam, as doenças são curadas, os demônios fogem apavorados e as obras dos seres humanos são manifestadas. Seu poder é grande, seu amor é infinito e sua misericórdia dura para sempre.
Então, caro leitor, que não seja somente hoje, mas que em todos os dias, Jesus nasça no seu coração. Minha oração é para que você deixe Ele crescer, até se tornar o seu prêmio, sua esperança e sua salvação. É necessário que Ele cresça e que eu diminua . (Jo 3:30) 
   
Para o cego, JESUS é luz
Para o morto, JESUS é a vida
Para o juiz, JESUS é a justiça
Para o fraco, JESUS é a força
Para o forte, JESUS é o vigor
Para o faminto, JESUS é o pão
Para Israel, JESUS é o Messias
Para o triste, JESUS é a alegria
Para o enfermo, JESUS é a cura
Para o sedento, JESUS é a fonte
Para o réu, JESUS é o advogado
Para o advogado, JESUS é o juiz
Para o pobre, JESUS é o tesouro
Para o visitante, JESUS é a porta
Para o sábio, JESUS é a sabedoria
Para DEUS, JESUS é o filho amado
Para o mundo, JESUS é o salvador
Para o devedor, JESUS é o perdão
Para o vencedor, JESUS é a coroa
Para a gramática, JESUS é o verbo
Para o inquilino, JESUS é a morada
Para o viajante, JESUS é o caminho
Para as nações, JESUS é o desejado
Para a ovelha, JESUS é o bom pastor
Para o mentiroso, JESUS é a verdade
Para o relógio, JESUS é a última hora
Para a igreja, JESUS é o noivo amado
Para o fugitivo, JESUS é o esconderijo
Para o prisioneiro, JESUS é a liberdade
Para o problemático, JESUS é a solução
Para o solitário, JESUS é o companheiro
Para o tempo, JESUS é o relógio de DEUS
Para os demônios, JESUS é o santo de DEUS
Para os magos, JESUS é a estrela do oriente
Para a medicina, JESUS é o médico dos médicos
(Autor Desconhecido)

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Natal, festa cristã? - Parte III

Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lc 2:11

Prosseguimos com nossa análise bíblica a respeito da data festiva de 25 de Dezembro em que se comemora o Natal, dita festa cristã para muitos. Veremos hoje os símbolos mais populares do Natal. Não vamos nos aprofundar no tema, já que a maioria dos símbolos já foram expostos exaustivamente por várias pessoas na Internet. Faremos uma análise concisa de alguns símbolos mais conhecidos:
1) A árvore de Natal - Você já parou para pensar o que significa a árvore de Natal, caro leitor? O pinheiro, enfeitado com bolas coloridas, luzes e uma bela estrela no alto, cercada de presentes. É essa imagem que nos remete ao Natal, correto? Sei que você concorda. Realmente, depois do Papai Noel, o símbolo mais conhecido e adotado pelas pessoas no mundo inteiro é a Árvore de Natal. Mas, como todos os outros símbolos e alegorias, ela também tem origem pagã. A árvore de Natal surgiu muito ANTES do Natal! Os povos germânicos, celtas, druidas e antigos povos da mesopotâmica já tinham o costume de cultuar as árvores. Entre os povos da mesopotâmia instalados na Península de Sinar (antiga Babel e atual Iraque), encontramos Nimrode, descendente de Caim, que casou-se com a própria mãe, Semíramis e tiveram um filho, Tamuz. Esta é uma história real, de pessoas reais. Tamuz ainda menino foi encontrado morto na floresta. Então  Semíramis, que dizia ser uma deusa, contou uma historinha ao povo, de que seu filho Tamuz havia "subido ao céu". Daí, criou-se o costume de enfeitar pinheiros em adoração a Tamuz, o deus-menino. Adivinhem em que data? No solstício de inverno, é claro.
2) O presépio - Quando menina, eu acreditei que Jesus nasceu num estábulo, cercado de bois, vacas, ovelhas, galinhas, cabritos,  etc por causa desse famigerado símbolo que não tem NADA a ver com o nascimento de Jesus. Pra começar, em lugar nenhum na Bíblia diz que Jesus nasceu em um estábulo, junto dos animais.  Vamos ao texto bíblico:
Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê,  e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. (Lc 2:6-7). José e Maria haviam ido a Belém para o recenseamento. Ora, já havia alguns dias que eles estavam lá, ou seja, não estavam perambulando pelas ruas. Acho estranho que José tenha feito o parto de Maria. Eles estavam entre parentes.  O fato de ela envolve-lo em panos e deita-lo em uma manjedoura (espécie de comedouro de animais) não que dizer que Jesus nasceu em um estábulo; só quer dizer que eles tiveram de se arranjar como puderam pois todas as hospedarias e casas estavam lotadas pois o povo havia ido a Belém para o censo de Quirino.
3) Os três reis magos - Essa é a melhor de todas em termos de invencionices. A Bíblia não fala que eram REIS, só diz que eram MAGOS vindos do oriente. Também não diz que eram TRÊS.  Na verdade não sabemos quantos eram e nem quem eram esses magos. Sabemos que eram TRÊS TIPOS de presentes caros que eles ofertaram a Jesus: Ouro, Incenso e Mirra. Outra coisa: os "Reis Magos" são representados presenteando Jesus ainda bebê. Não há base bíblica para isso. Até por que ao perceber que havia sido enganado pelos magos, o Rei Herodes mandou matar todos os meninos judeus de dois anos para baixo, baseando-se no tempo que a estrela apareceu aos magos do oriente.
Depois que Jesus nasceu em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém (Mt 2:1)
4) As velas - Bem, não há menção de velas na ocasião do nascimento de Jesus.
5) Sinos - A Bíblia não menciona sinos tocando na ocasião do nascimento do nosso Salvador.
6) A estrela - Essa sim é mencionada. Aliás, me parece que é a única coisa que tem a ver com o nascimento de Jesus. E detalhe: não é coisa boa. Os magos vieram do oriente por que certamente conheciam a profecia (Daniel foi um grande sábio na corte da Babilônia e Império Medo-Persa). A estrela os levou justamente a Herodes que depois procurou matar o menino. A velha serpente estava trabalhando com afinco para destruir a obra redentora do Senhor. Era mais fácil matar Jesus ainda criança. Mas nenhuma palavra do profecia caiu por terra. Glória ao Senhor!
Finda aqui a terceira parte desta série de postagens. Na próxima parte, concluímos nossa reflexão, onde veremos o Senhor Jesus, a alegria dos homens, o verdadeiro Salvador do mundo, no contexto natalino. Que o Senhor te abençoe!

CONTINUA
 Natal - Festa Cristã? – Final
Natal - Festa Cristã? - Parte II

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Natal - Festa Cristã? Parte II

Texto base: E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. (Mt 23:9)
Quando o Senhor Jesus nos ensinou a orar, começou assim: Pai Nosso que estás no Céu...  A humanidade possui um Pai Celestial, ou seja, que não habita em templos feitos por mãos humanas e sim, no Céu, que é sua habitação. (Vide  Mt 5:48,6:14, 6:32, 6:26,15:13, Lc 11:13, Mc11:25). No entanto, na época do Natal. a dita festa "cristã" aparece uma figura muito conhecida que no Brasil recebeu no nome de "Papai Noel". Nesta segunda parte da série de postagens - Natal, festa cristã? - vamos analisar as principais "semelhanças" e principais diferenças entre o Papai Noel e nosso Pai do Céu.
A lenda do "bom velhinho" remonta de tempos pagãos antigos, e tem várias versões. Mas o fato é que Father Christmas, Santa Klaus, São Nicolau ou quem quer que seja,  sua figura é conhecida como um velhinho barbudo e reconchudo, cuja roupa vermelha foi criada para uma campanha publicitária da Coca-Cola (eu não inventei isso, está em todos os mecanismos de pesquisa da internet e na Enciclopédia Britânica, é claro). Pois bem, não entraremos no mérito da origem pagã/cristã do Papai Noel e sim, na lenda que nos foi passada a cada geração:

1) Papai Noel mora no Pólo Norte (aqui na Terra); Nosso Pai mora no Céu;
2) Papai Noel tem duendes como auxiliares para fabricarem brinquedos e observarem o comportamento das crianças; Nosso Deus tem miríades de anjos que são "espíritos ministradores a serviço do povo de Deus" (Hb 1:14)
3) Papai Noel só presenteia crianças "boazinhas" que se comportaram bem o ano todo; Nosso Deus deu a toda humanidade Seu Único Filho para que pudéssemos ter a vida eterna mesmo sendo todos nós pecadores e maus (Jo 3:16)
4) Papai Noel visita as casas apenas UMA vez por ano e não dá nenhum alô, entra pela chaminé, e ninguém consegue vê-lo. Nosso Pai Celestial está conosco todos os dias, não nos desampara nunca e bate à nossa porta pedindo gentilmente para entrar. Podemos falar com nosso Pai a hora que quisermos através da oração e ele está sempre disposto a nos ouvir. (Mt 28:20b, Hb 13:5, Ap 3:20)
5) Papai Noel dá de presente somente brinquedos; O Pai Celestial além de nos presentear com a vida eterna, nos concede tudo o que precisamos nesta vida. (Lc 18:29-30)
Estas são as principais diferenças entre o Papai Noel e o Papai do Céu.
Agora vamos às "semelhanças":
1) Papai Noel é onipresente? Parece que sim. Ele consegue visitar todas as casas das crianças boazinhas do mundo inteiro em um única noite. Essa característica pertence SOMENTE ao Nosso Deus que consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo. (Pv 15:3, Sl 33:13). Temos aqui a imitação de uma característica exclusiva do nosso Deus que confunde as mentes das crianças fazendo-as ter uma idéia erronea do poder de Deus.

2) Papai Noel realiza o milagre da multiplicação dos brinquedos. Veja bem, no saco do Papai Noel estão TODOS os presentes das crianças boazinhas do mundo inteiro, logo, ocorre uma "multiplicação" destes brinquedos para atender a todas elas. O Senhor Jesus realizou o milagre da multiplicação dos pães e peixes duas vezes, a vista de uma multidão para glória do Pai. (Lc 9:12-17, Mt 15:33-37). Outra imitação barata do Senhor pois no milagre da multiplicação dos pães e peixes, TODOS comeram e ainda sobrou muita comida.

3) Papai Noel é "bom". Veja bem, o velhinho só recompensa quem foi bonzinho/boazinha (Ah, mas isso é muito justo vai dizer alguém). No padrão de Deus, todos os homens são maus, todos são pecadores e ainda assim Ele nos ama e nos concede o dom da vida e a oportunidade de passar a vida eterna ao lado dEle. Além do mais, só o Senhor é BOM. (Lc 18:19). Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?(Mt 7:11)
Amados, não quero "estragar o Natal" de ninguém. Só estou elencando coisas que saltam a vista. Não precisamos passar anos em uma faculdade de Teologia para entender que a festa do Natal não tem nada a ver com o nascimento do Senhor Jesus. Seguiremos analisando os símbolos do Natal na próxima postagem. Que o Senhor te abençoe!

Natal - Festa Cristã? - Parte I

Natal - Festa Cristã? - Parte III



sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Natal - Festa Cristã? - Parte 1



Texto-Base: Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. (I Jo 2.18)

João, o discípulo amado escreveu isto provavelmente entre 85-95 d.C. Naquela época, os falsos mestres e doutrinas demoníacas já estavam infiltradas na Igreja. A velha serpente não perdeu tempo. Após a consumação da obra do Senhor na cruz, criaram-se várias lendas a respeito do Senhor Jesus para desmoralizar Sua obra redentora.  Durante a pregação do Evangelho do Reino e a conversão dos primeiros cristãos, houve intensa perseguição à igreja. E essa batalha perdura até o dia de hoje, mas o povo de Deus e a multidão de salvos, incontáveis como a areia do mar, permanecem de pé, pela promessa do nosso Deus, para todos aqueles que crêem. Mas o leitor se pergunta: o que isto tem a ver com o Natal? Bem, aproxima-se mais uma vez a data de 25 de Dezembro, comemorado por cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo, ou seja, 1/3 da população mundial. A maioria delas, associa essa data ao nascimento de Jesus Cristo. O objetivo dessa série de postagens é levar o leitor a uma reflexão em torno desta data festiva, à luz da palavra de Deus e comprovar que  tudo não passa de uma grande trama macabra, mais uma da velha serpente, para confundir as mentes. Convido você a refletir comigo.
Primeiramente, vamos analisar a data escolhida para comemorar o Natal, 25 de Dezembro. É público e notório que a data de 25 de Dezembro foi adaptada pela igreja católica, no Século III d.C, através do Imperador Constantino. Originalmente, essa data era e ainda é celebrada por várias culturas pagãs para comemorar o nascimento do deus-sol, no solstício de inverno no Hemisfério Norte. Para quem faltou nessa aula de geografia, vamos abrir uma lacuna para explicar o significado de equinócio e solstício. O movimento aparente do sol e a incidência dos raios solares sobre a superfície da Terra, bem como o início das estações do ano, são marcadas por solstícios e equinócios. Graças a posição da Terra e a inclinação em torno do seu eixo, quando o sol atinge sua posição máxima de incidência na linha do horizonte temos o solstício de inverno no hemisfério norte e solstício de verão no Hemisfério Sul. Já os equinócios marcam os inícios das estações outono e primavera. Logo, em cada hemisfério, ocorrem 2 solstícios e 2 equinócios e cada uma destas datas são comemoradas há muito tempo por culturas pagãs, em adoração ao deus-sol.
 A data de nascimento do nosso Salvador não foi divulgada, mas temos forte evidências para acreditar que não foi em 25 de Dezembro. Em dezembro é inverno no hemisfério norte e a Bíblia diz que os pastores estavam no campo guardando seus rebanhos. Todo criador de ovelhas sabe que no inverno,  os animais são recolhidos em galpões para protege-los da chuva e do frio. Baixas temperaturas podem ser fatais para os ovinos, principalmente suas crias. Também nos informa que José, saiu de Nazaré, na Galiléia, para Belém, a fim de alistar-se, pois havia um decreto do Imperador Cesar Augusto, para recensear toda a população que estava sob o domínio de Roma. Maria estava nas ultimas semanas de gravidez e não empreenderia uma viagem como essa no inverno (Lc 2:1-8). Embora não seja impossível,  é improvável que o Salvador do mundo tenha nascido em 25 de Dezembro. A própria palavra de Deus não revela a data de seu nascimento, porém revela com detalhes precisos a data de sua morte. Penso que o Senhor, ao instituir a Santa Ceia, em Sua infinita sabedoria, preferiu que comemorássemos sua obra redentora na cruz ao invés de seu nascimento. Alías, você já pesquisou a origem dos aniversários? O hábito de comemorar o dia do nascimento surgiu na Roma antiga. Antes disso, já se faziam oferendas, como o bolo, mas não havia uma festividade propriamente dita. A origem estava ligada à ideia de que, na data de aniversário, anjos malignos vinham roubar o espírito do aniversariante e era preciso tomar medidas para prevenir isso. Por ser ligada a superstições, a tradição foi inicialmente considerada pagã pela Igreja Católica e só foi adotada no século 3, quando a instituição passou a celebrar o nascimento de Jesus. Mesmo assim, a prática de comemorar aniversários só se tornou comum no Ocidente no século 19, quando, na Alemanha, foi organizado um festival comemorativo coletivo.
Outra informação: 25 de Dezembro não existia na época de Constantino. Na verdade, ele adotou a data do solstício de inverno para comemorar o nascimento de Cristo. O calendário gregoriano, que usamos atualmente, foi instituido pela Igreja Católica em 24 de Fevereiro de 1582 pelo Papa Gregório XIII.
Finda a primeira parte de nossa reflexão.
 Fontes de pesquisa:
www.brasilescola.com.br
www.mundoestranho.com.br
www.uagro.com.br
www.ebc.com.br 
Bíblia Sagrada

domingo, 7 de dezembro de 2014

Apoio à Igreja Perseguida

Nas ultimas décadas, uma crescente onda de perseguição a cristãos vem assolando o mundo inteiro. A maioria dos fatos nem chega a nosso conhecimento, devido a distância, medo de divulgar e claro, descaso da mídia secular pois notícias como essa não vendem nem geram grandes audiências. Segundo a Missão Portas Abertas "a perseguição aos cristãos consiste em qualquer hostilidade vivenciada como resultado da identificação de uma pessoa com Cristo, incluindo palavras e atitudes hostis, dirigidas contra elas unicamente por causa de sua fé em Jesus." Esta agência missionária classifica a cada ano os 50 países em que os cristãos são hostilizados, perseguidos e martirizados unicamente por causa de sua fé em Cristo. Nestes países, seguir a Jesus pode custar a própria vida. Existem diversas agências missionárias, igrejas e outras organizações religiosas que atuam de várias maneiras nestes países, prestando apoio financeiro, psicológico, espiritual e material. Mas eu penso que o socorro aos irmãos perseguidos é missão coletiva de toda a igreja, pois em 1Co 12.26a, o apóstolo Paulo diz "Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele". Paulo, o apóstolo dos gentios, que antes fora um grande perseguidor dos seguidores de Cristo, fala em 2Tm 3:11: Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou. Seguir a Cristo significa renúncia. Agradeço ao Senhor por que posso frequentar reuniões religiosas, posso ter um Blog para propagar a Palavra de Deus, posso compartilhar minha fé nas redes sociais. As leis brasileiras me garantem isso. Mas em muitos países, é proibido ser cristão. Não se pode pregar o Evangelho, nem ler a Bíblia ou reunir-se para cultuar ao Senhor. Quem fizer isso pode pagar com sua própria vida. Segue abaixo o link de algumas agências missionárias das quais eu tive oportunidade de conhecer o trabalho. Não existem somente elas é claro, mas são divisões do Exército de Cristo neste mundo. Nosso General está à frente de tudo, o Deus Poderoso que nunca perde uma batalha. Ele é o Senhor dos Exércitos. Oremos pela Igreja Perseguida. No Site na MCM diz: "Missões se faz com os pés de quem vai e com os joelhos de quem fica". Se você pode prestar socorro financeiro, contribua. Se você pode orar , ore. Se você foi chamado para as trincheiras, vá.
Este vídeo foi divulgado pelo site de notícias Gospel Prime (www.gospelprime.com.br) e relata o horror sofrido por 4 jovens cristãos no Iraque que foram decapitados por não negarem sua fé em Jesus. Assista e caso se sinta tocado, oree contribua para a Igreja Perseguida. Saiba mais:
www.portasabertas.org.br
www.chamada.com.br
www.mcmpovos.com.br

sábado, 6 de dezembro de 2014

Sossegai

Está difícil pra você? Nosso Deus suportou sofrimentos terríveis. Ele conhece a dor, a tristeza, o cansaço, a solidão humana. Ele está conosco para garantir que chegaremos seguros do outro lado. Sim, Ele está no barco! Não há o que temer. Ele é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Ouça a canção e sinta a presença dEle. Que o Senhor te abençoe!

Animais também são criações do Senhor

Texto base:
O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis. Pv 12.10
Nas ultimas semanas correu a notícia em vários canais de comunicação sobre a morte por envenenamento de vários periquitos em um bairro nobre de Manaus. Nessa época também, vi uma notícia de um cão que foi espancado pelos funcionários de um pet shop. O vídeo que vi é assustador. Tudo isso me deixou chocada e não posso deixar de expressar minha indignação e dor ao ver que situações como essas, de maltrato a animais, acontecem diariamente embaixo de nossos narizes.Observe o versículo acima. A Palavra de Deus diz expressamente que o justo respeita a vida de seus animais. Já para o ímpio, a vida de animal não tem valor nenhum.A Bíblia fala claramente que o Senhor cuida dos animais e tem total controle sobre a vida deles: Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.(Mt 10.31). Quem é o homem para achar que pode cometer atrocidades contra os animais? Todos os animais pertencem ao Senhor. Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo.(Sl 50.10-11). O Senhor cuida de toda a Sua criação, inclusive dos animais.Tu, que fazes sair as fontes nos vales, as quais correm entre os montes.Dão de beber a todo o animal do campo; os jumentos monteses matam a sua sede.Junto delas as aves do céu terão a sua habitação, cantando entre os ramos.Ele rega os montes desde as suas câmaras; a terra farta-se do fruto das suas obras.Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão,E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem.As árvores do Senhor fartam-se de seiva, os cedros do Líbano que ele plantou,Onde as aves se aninham; quanto à cegonha, a sua casa é nas faias.Os altos montes são para as cabras monteses, e os rochedos são refúgio para os coelhos.Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso.Ordenas a escuridão, e faz-se noite, na qual saem todos os animais da selva.Os leõezinhos bramam pela presa, e de Deus buscam o seu sustento.Nasce o sol e logo se acolhem, e se deitam nos seus covis. (Sl 104:10-22). Os animais clamam ao Senhor por socorro. E o Senhor ouve(Joel 1:20). O Criador não deixará impune aquele que comete atrocidades com animais. O domínio sobre os animais é do homem, mas a soberania vem do Senhor. Portanto, assassinos cruéis e sádicos que adoram maltratar animais, saibam de uma coisa: vocês prestarão contas de seus atos diante do Rei dos Reis, o Senhor, quer acreditem nisso ou não. A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são um grande abismo. Senhor, tu conservas os homens e os animais . (Sl 36.6). Dou graças ao Senhor pelo Deus que Ele é!!!!! É por isso que Ele diz: Eu Sou!


Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.

Mateus 10:29Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai

Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...