Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Natal - Festa Cristã? Parte II

Texto base: E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. (Mt 23:9)
Quando o Senhor Jesus nos ensinou a orar, começou assim: Pai Nosso que estás no Céu...  A humanidade possui um Pai Celestial, ou seja, que não habita em templos feitos por mãos humanas e sim, no Céu, que é sua habitação. (Vide  Mt 5:48,6:14, 6:32, 6:26,15:13, Lc 11:13, Mc11:25). No entanto, na época do Natal. a dita festa "cristã" aparece uma figura muito conhecida que no Brasil recebeu no nome de "Papai Noel". Nesta segunda parte da série de postagens - Natal, festa cristã? - vamos analisar as principais "semelhanças" e principais diferenças entre o Papai Noel e nosso Pai do Céu.
A lenda do "bom velhinho" remonta de tempos pagãos antigos, e tem várias versões. Mas o fato é que Father Christmas, Santa Klaus, São Nicolau ou quem quer que seja,  sua figura é conhecida como um velhinho barbudo e reconchudo, cuja roupa vermelha foi criada para uma campanha publicitária da Coca-Cola (eu não inventei isso, está em todos os mecanismos de pesquisa da internet e na Enciclopédia Britânica, é claro). Pois bem, não entraremos no mérito da origem pagã/cristã do Papai Noel e sim, na lenda que nos foi passada a cada geração:

1) Papai Noel mora no Pólo Norte (aqui na Terra); Nosso Pai mora no Céu;
2) Papai Noel tem duendes como auxiliares para fabricarem brinquedos e observarem o comportamento das crianças; Nosso Deus tem miríades de anjos que são "espíritos ministradores a serviço do povo de Deus" (Hb 1:14)
3) Papai Noel só presenteia crianças "boazinhas" que se comportaram bem o ano todo; Nosso Deus deu a toda humanidade Seu Único Filho para que pudéssemos ter a vida eterna mesmo sendo todos nós pecadores e maus (Jo 3:16)
4) Papai Noel visita as casas apenas UMA vez por ano e não dá nenhum alô, entra pela chaminé, e ninguém consegue vê-lo. Nosso Pai Celestial está conosco todos os dias, não nos desampara nunca e bate à nossa porta pedindo gentilmente para entrar. Podemos falar com nosso Pai a hora que quisermos através da oração e ele está sempre disposto a nos ouvir. (Mt 28:20b, Hb 13:5, Ap 3:20)
5) Papai Noel dá de presente somente brinquedos; O Pai Celestial além de nos presentear com a vida eterna, nos concede tudo o que precisamos nesta vida. (Lc 18:29-30)
Estas são as principais diferenças entre o Papai Noel e o Papai do Céu.
Agora vamos às "semelhanças":
1) Papai Noel é onipresente? Parece que sim. Ele consegue visitar todas as casas das crianças boazinhas do mundo inteiro em um única noite. Essa característica pertence SOMENTE ao Nosso Deus que consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo. (Pv 15:3, Sl 33:13). Temos aqui a imitação de uma característica exclusiva do nosso Deus que confunde as mentes das crianças fazendo-as ter uma idéia erronea do poder de Deus.

2) Papai Noel realiza o milagre da multiplicação dos brinquedos. Veja bem, no saco do Papai Noel estão TODOS os presentes das crianças boazinhas do mundo inteiro, logo, ocorre uma "multiplicação" destes brinquedos para atender a todas elas. O Senhor Jesus realizou o milagre da multiplicação dos pães e peixes duas vezes, a vista de uma multidão para glória do Pai. (Lc 9:12-17, Mt 15:33-37). Outra imitação barata do Senhor pois no milagre da multiplicação dos pães e peixes, TODOS comeram e ainda sobrou muita comida.

3) Papai Noel é "bom". Veja bem, o velhinho só recompensa quem foi bonzinho/boazinha (Ah, mas isso é muito justo vai dizer alguém). No padrão de Deus, todos os homens são maus, todos são pecadores e ainda assim Ele nos ama e nos concede o dom da vida e a oportunidade de passar a vida eterna ao lado dEle. Além do mais, só o Senhor é BOM. (Lc 18:19). Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?(Mt 7:11)
Amados, não quero "estragar o Natal" de ninguém. Só estou elencando coisas que saltam a vista. Não precisamos passar anos em uma faculdade de Teologia para entender que a festa do Natal não tem nada a ver com o nascimento do Senhor Jesus. Seguiremos analisando os símbolos do Natal na próxima postagem. Que o Senhor te abençoe!

Natal - Festa Cristã? - Parte I

Natal - Festa Cristã? - Parte III



Um comentário:

Este é um Blog cristão. Todos os comentários são bem vindos porém, não são permitidos comentários desrespeitosos, palavras ou frases obscenas, xingamentos, e outras coisas semelhantes.

Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...