Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Exodo: Deuses e Reis - Análise Bíblica

O filme Exodo: Deuses e Reis estreou no Brasil no dia 25 de Dezembro e vem causando polêmicas e censuras pelo mundo afora por motivos diversos. Foi proibido no Egito por "apresentar uma história distorcida" e teve várias sessões canceladas no Marrocos. O novo filme do diretor Ridley Scott, traz Christian Bayle no papel de Moisés. Bem, o objetivo desta postagem não é analisar a superprodução de 140 milhões de dólares. Segundo Scott, o filme é uma adaptação livre da narrativa bíblica de Moisés, o hebreu que libertou seu povo da escravidão no Egito por ordens expressas de Deus. E como eu sempre digo: melhor do que assistir um filme bíblico é analisar o filme à luz da Bíblia! Também não me proponho a analisar todas as distoâncias, somente as principais, que comprometem a obra redentora do Senhor.

1) Moisés foi achado nas águas pela filha do Faraó- Correto. Ex 2:6 Moisés tinha pouco mais de 3 meses de vida quando sua mãe o colocou no cesto de juncos e lançou no Rio Nilo pois o Faraó havia decretado a morte de todas as crianças hebréias do sexo masculino ( eis a velha serpente tentando destruir o povo de Deus para que não viesse ao mundo a semente da mulher)

2) Moisés não sabia que era hebreu até cerca de 40 anos idade - Incorreto. Moisés foi criado pela sua própria mãe entre os hebreus. Quando já era grande foi levado a filha do Faraó. Ele sempre soube que era hebreu assim como todos no Egito

3) Moisés mata um egípcio, é preso e em seguida exilado para o deserto e sofreu tentativa de assassinato por parte da mãe de Ramsés -  Viagem total! A Bíblia não fala nada disso. Moisés mata um egípcio, é descoberto e Faráo tenta matá-lo. Moisés foge para Midiã, onde se casa com Zípora, filha de Jetro (Reuel) e se torna pastor.

4) Deus aparece a Moisés em forma de um menino, depois que este quebra a perna após cair da "ribanceira" - Me pareceu que Ridley Scott quis mostrar um deus megalomaníaco e sádico. O deus retratado no filme parece estar alheio a sofrimento humano e não convence o espectador. Completamente diferente do nosso Pai de amor (Jo 3.16; 1Jo 4.8). Quando o Senhor apareceu a Moisés na sarça ardente enquanto este pastoreava o rebanho de seu sogro, a Bíblia relata que o Senhor falou com Moisés do meio da sarça (Ex. 3:4)

5) Ramsés enforca todos os dias uma família hebréia para que os hebreus delatem Moisés - A Bíblia não relata nenhum enforcamento da famílias hebréias. Quando Moisés e Arão compareceram perante o Faraó para pedir a libertação do povo judeu, a bíblia diz que eles entravam e saíam da presença do Faraó sem problemas. Ex:5

6) Moisés reúne e treina no hebreus para serem soldados e atacam o Egito sem sucesso - A Bíblia não relata isso. Moisés e Arão reuniram-se com os anciãos e o povo e estes creram nos sinais feitos por Moisés. Em seguida , Moisés e Arão foram falar com o Faraó, que não só negou-se a deixar Israel partir como agravou bastante a servidão dos judeus. (Ex 4:29-31 ; Ex 5:1-9)

7) As 10 pragas - Essa parte merece uma postagem exclusiva. Elas não tem conexão com a Palavra. Por exemplo: na primeira praga, no filme, crocodilos famintos do Rio Nilo atacam seres humanos e o estrago é tão grande que as águas se tornam vermelhas por causa do sangue das pessoas. Segundo o relato bíblico, Arão ergue sua vara e as águas se tornam EM SANGUE e não COMO SANGUE como sugere o filme. E Moisés e Arão fizeram assim como o Senhor tinha mandado; e Arão levantou a vara, e feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue (Ex 7:20). E daí em diante, no filme tudo é explicado "cientificamente".

8) Após a ultima praga (a morte dos primogênitos egípcios) os hebreus partem no dia seguinte, de mãos vazias - A partida de Israel do Egito ocorreu na mesma noite após a morte dos primogênitos egípcios. Foi a Pessach, a páscoa do Senhor. Conforme a palavra do Senhor, nesta noite os judeus saíram apressadamente do Egito, após comer o cordeiro com ervas amargas e pães asmos. E saíram MILIONÁRIOS do Egito. Sim! Os judeus despojaram os egípcios pois estes lhe deram ouro, prata, vestes, animais, etc. Por que sabemos que eles saíram milionários? Por que na ocasião da oferta para a construção do tabernáculo móvel do deserto, a oferta feita pelos filhos de Israel foi de mais um milhão de dólares em ouro e prata em valores de hoje (Ex.12:29-42 e 35:20-29)

9) Na travessia do Mar vermelho, ocorre uma "baixa" das marés e os israelitas atravessam o mar com água até a cintura - Este é um dos episódios bíblicos mais conhecidos em todo o mundo. Moisés estende sua vara e o mar se abre em duas paredes, os israelitas atravessam de pés secos e uma nuvem se coloca entre Israel e os egípcios. Enquanto é dia para Israel, é noite para os egípcios. A perseguição fica acirrada, imagino o coração acelerado do povo atravessando o mar. Pela madrugada, os exércitos egípcios estão no meio do mar. E então, Moisés estende sua vara o mar se fecha sobre os egípcios. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. (Ex. 14:13).

10) Ramsés sobrevive - Não houve sobreviventes egípcios. Todos morreram. (Ex: 14:28)

11) Moisés escreve nas tábuas os 10 mandamentos - Tiveram 2 tábuas e as duas foram escritas pelo dedo de Deus. E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas. (Ex. 32:16).
Então disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste. (Ex. 34:1)


Algumas personagens estiveram "apagados" no filme e tiveram sua história distorcida: Arão, Miriam e Josué. Acho que eles mereciam participar mais da história. Termina aqui nossa análise, mas ela não se esgota. O que quero dizer é que ao assistir um "filme bíblico", o leitor deve ter o cuidado de ler a Bíblia antes para que você não venha a ter uma visão distorcida da Palavra. Penso que o filme cumpriu bem seu papel como filme de ação. Tem cenas belíssimas e o figurino está fantástico. Mas não podemos tomar um filme como esse ou qualquer outro como verdade sem antes passarmos pelo crivo da Palavra de Deus. Que o Senhor te abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um Blog cristão. Todos os comentários são bem vindos porém, não são permitidos comentários desrespeitosos, palavras ou frases obscenas, xingamentos, e outras coisas semelhantes.

Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...