Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Natal, festa cristã? - Parte III

Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lc 2:11

Prosseguimos com nossa análise bíblica a respeito da data festiva de 25 de Dezembro em que se comemora o Natal, dita festa cristã para muitos. Veremos hoje os símbolos mais populares do Natal. Não vamos nos aprofundar no tema, já que a maioria dos símbolos já foram expostos exaustivamente por várias pessoas na Internet. Faremos uma análise concisa de alguns símbolos mais conhecidos:
1) A árvore de Natal - Você já parou para pensar o que significa a árvore de Natal, caro leitor? O pinheiro, enfeitado com bolas coloridas, luzes e uma bela estrela no alto, cercada de presentes. É essa imagem que nos remete ao Natal, correto? Sei que você concorda. Realmente, depois do Papai Noel, o símbolo mais conhecido e adotado pelas pessoas no mundo inteiro é a Árvore de Natal. Mas, como todos os outros símbolos e alegorias, ela também tem origem pagã. A árvore de Natal surgiu muito ANTES do Natal! Os povos germânicos, celtas, druidas e antigos povos da mesopotâmica já tinham o costume de cultuar as árvores. Entre os povos da mesopotâmia instalados na Península de Sinar (antiga Babel e atual Iraque), encontramos Nimrode, descendente de Caim, que casou-se com a própria mãe, Semíramis e tiveram um filho, Tamuz. Esta é uma história real, de pessoas reais. Tamuz ainda menino foi encontrado morto na floresta. Então  Semíramis, que dizia ser uma deusa, contou uma historinha ao povo, de que seu filho Tamuz havia "subido ao céu". Daí, criou-se o costume de enfeitar pinheiros em adoração a Tamuz, o deus-menino. Adivinhem em que data? No solstício de inverno, é claro.
2) O presépio - Quando menina, eu acreditei que Jesus nasceu num estábulo, cercado de bois, vacas, ovelhas, galinhas, cabritos,  etc por causa desse famigerado símbolo que não tem NADA a ver com o nascimento de Jesus. Pra começar, em lugar nenhum na Bíblia diz que Jesus nasceu em um estábulo, junto dos animais.  Vamos ao texto bíblico:
Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê,  e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. (Lc 2:6-7). José e Maria haviam ido a Belém para o recenseamento. Ora, já havia alguns dias que eles estavam lá, ou seja, não estavam perambulando pelas ruas. Acho estranho que José tenha feito o parto de Maria. Eles estavam entre parentes.  O fato de ela envolve-lo em panos e deita-lo em uma manjedoura (espécie de comedouro de animais) não que dizer que Jesus nasceu em um estábulo; só quer dizer que eles tiveram de se arranjar como puderam pois todas as hospedarias e casas estavam lotadas pois o povo havia ido a Belém para o censo de Quirino.
3) Os três reis magos - Essa é a melhor de todas em termos de invencionices. A Bíblia não fala que eram REIS, só diz que eram MAGOS vindos do oriente. Também não diz que eram TRÊS.  Na verdade não sabemos quantos eram e nem quem eram esses magos. Sabemos que eram TRÊS TIPOS de presentes caros que eles ofertaram a Jesus: Ouro, Incenso e Mirra. Outra coisa: os "Reis Magos" são representados presenteando Jesus ainda bebê. Não há base bíblica para isso. Até por que ao perceber que havia sido enganado pelos magos, o Rei Herodes mandou matar todos os meninos judeus de dois anos para baixo, baseando-se no tempo que a estrela apareceu aos magos do oriente.
Depois que Jesus nasceu em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém (Mt 2:1)
4) As velas - Bem, não há menção de velas na ocasião do nascimento de Jesus.
5) Sinos - A Bíblia não menciona sinos tocando na ocasião do nascimento do nosso Salvador.
6) A estrela - Essa sim é mencionada. Aliás, me parece que é a única coisa que tem a ver com o nascimento de Jesus. E detalhe: não é coisa boa. Os magos vieram do oriente por que certamente conheciam a profecia (Daniel foi um grande sábio na corte da Babilônia e Império Medo-Persa). A estrela os levou justamente a Herodes que depois procurou matar o menino. A velha serpente estava trabalhando com afinco para destruir a obra redentora do Senhor. Era mais fácil matar Jesus ainda criança. Mas nenhuma palavra do profecia caiu por terra. Glória ao Senhor!
Finda aqui a terceira parte desta série de postagens. Na próxima parte, concluímos nossa reflexão, onde veremos o Senhor Jesus, a alegria dos homens, o verdadeiro Salvador do mundo, no contexto natalino. Que o Senhor te abençoe!

CONTINUA
 Natal - Festa Cristã? – Final
Natal - Festa Cristã? - Parte II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um Blog cristão. Todos os comentários são bem vindos porém, não são permitidos comentários desrespeitosos, palavras ou frases obscenas, xingamentos, e outras coisas semelhantes.

Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...