Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Estudos sobre o Apocalipse - Capítulo 4


Estudo livre, versículo por versículo. Não tenho a pretensão de ser a dona da verdade. Estamos aqui para refletir, estudar e guardar a Palavra de Deus.

Estudos sobre o Apocalipse – Capítulo 4
 

“DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer” (Ap 4.1).
Após ouvir e escrever as cartas, João “sobe” ( um tipo de Arrebatamento) para o Céu para contemplar as “Coisas que depois destas devem acontecer”. As Sete igrejas da Ásia representam as Eras da Igreja na Terra e é de se esperar que as próximas coisas já estão muito perto de acontecer, visto que, a igreja que está no mundo hoje é a igreja de Laodiceia.

“E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda” (Apo 4.:2-3)
Num “piscar de olhos”, João foi transportado para o futuro, e contemplou o Trono do Deus Todo Poderoso, O Senhor dos Exércitos. O jaspe e a sardônica são a primeira e última pedra do peitoral do Sumo Sacerdote ( Ex 28:17-20)e o arco-íris representa a misericórdia de Deus.

“E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro” (Ap 4.:4)
Os vinte quatros anciãos sem sombra de dúvida é Igreja do Senhor, já coroada. Vejamos: Estão assentados em tronos (governantes); estão ao redor do trono de Deus (O assistem); Estão usando coroas (são reis); estão assentados (seus trabalhos findaram-se). E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel (Mt 19:28). Doze é um número emblemático na Bíblia: 12 apóstolos, 12 tribos, 12.000 selados, 12 portões, 12 homens foram espionar Canaã, 12 cestos de pão e peixe foram arrecadados na ocasião multiplicação de pães e peixes. Mas João viu 24 Anciãos. Por que ? Segundo Scofield, 24 é o número de ordens em que o sacerdócio levítico foi dividido (1Cr 24.1-19) e, de todos os grupos de redimidos, apenas a igreja é sacerdócio (1Pe 2.5-9; Ap 1.6). Fecho com o Scofield.
“E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus. E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás. E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando. E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.” “E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre, Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas” (Apo 4:5-11)
Os Quatro animais (aqui representando por serafins, pois tem seis asas e adoram a Deus), são “cheios de olhos” pois guardam o Trono de Deus. Há quem diga que são querubins, mas em Is 6:1-3 lemos que Isaías teve uma visão semelhante a esta. 

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um Blog cristão. Todos os comentários são bem vindos porém, não são permitidos comentários desrespeitosos, palavras ou frases obscenas, xingamentos, e outras coisas semelhantes.

Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...