Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Estudos Sobre o Apocalipse - Capítulo 6 - Abertura dos Selos



Estudos sobre o Apocalipse – Capítulo 6 – Abertura dos Selos

“E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer” (Ap 6.:1-2).
Se eu pudesse colocar uma música de fundo neste estudo, a partir daqui, colocaria a marcha fúnebre. Aqui se iniciam os Juízos de Deus. Enquanto há festa e grande alegria no Céu, na Terra começam tempos de grande aflição. Tem início o grande e terrível dia do Senhor (Joel 2:31).
Abertura do 1º selo – Começa a Grande Tribulação ou somente Tribulação, ou ainda , a 70ª  Semana de Daniel, onde surge o cavaleiro do cavalo branco. Para algum desavisado, poderia ser nosso Senhor Jesus, porém...
Este cavaleiro não possui espada e sim, um arco – Arco na bíblia era usado para caçar e também para guerrear. Um detalhe interessante: a primeira vez que alguém é chamado de Caçador na Bíblia é em Gn 10:9, onde Ninrode é apresentado como valente caçador diante do Senhor. Este Ninrode rebelou-se contra o Senhor, construiu Babel e ainda teve um filho, Tamuz, com sua própria mãe, Semíramis e com isso foi instituído no mundo o culto à mulher e ao menino (notaram a semelhança com certa igreja). Bem, este cavaleiro é o Anticristo. Ele vem com promessas de falsa paz, daí a cor branca do cavalo. A coroa que ele usa na verdade é “stephanos” em grego e significa coroa de louros, ou seja, não se trata de um  rei. Outro detalhe: outro homem com arco que aparece na Bíblia é Ismael ( Arábia) e há quem creia que a religião do Anticristo seja o Islã.

Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. (1Ts 5:3)



“E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê. E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada” (Ap 6:3-4).
Prosseguindo a linha de raciocínio, este cavalo vermelho representa guerra. Ele possui uma grande espada e há grande possibilidade de ser o Islã, implantando seu califado mundial e matando (degolando) todos os que não se converterem. Haverá muito derramamento de sangue. Este momento aqui ocorre na metade do sete anos da 70ª Semana, e chamamos de Grande Tribulação que durará três anos e meio.
“E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão. E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho” (Ap 6:5-6).
Muito já ouvimos sobre esse cavaleiro que aqui representa a fome. Haverá escassez de alimentos tão grande na terra que  a diária de um trabalhador poderá comprar apenas um pão! Você consegue imaginar uma economia como esta? Pois este colapso econômico atingirá todas as pessoas do planeta, porém...
Não danifiques o azeite e o vinho – Há várias interpretações para esta passagem. As mais aceitas são de que mesmo em meio a grande fome, “artigos de luxo” não serão atingidos (só o trigo e a cevada  serão atingidos pois são essenciais). Isso é mesmo que dizer haverá pessoas que vão “lucrar” com toda essa desgraça e continuarão vivendo luxuosamente. Outra interpretação para esta passagem é de que Israel receberá proteção do Senhor. Em Sl 23:5, lemos: Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Muitos estudiosos da Bíblia negligenciam o papel de Israel na profecia. Eis que eu farei de Jerusalém um copo de tremor para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém (Zc 12:2). Algumas versões dizem “cálice tontear” ao invés de “copo de tremor”.  Não danifique o azeite e o vinho podem significar que Israel estará sob a proteção de Deus nesse período (a metade da Tribulação) DURANTE O JUÍZO DESTE SELO           , tanto que haverão 144.000 judeus selados , como oferta (primícias) ao Senhor. Retomaremos este assunto mais adiante.

“E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra” (Ap 6:7-8)
 Este cavalo vermelho que é seguido pelo inferno, tem nome. Seu nome é Morte. Parece tratar-se da própria Morte personificada e recebeu poder para matar a quarta parte da terra de quatro formas: espada, fome, pestes e as feras da terra. Acredito que a quarta parte da terra seja de PESSOAS e não da GEOGRAFIA da terra como alguns sugerem. Vejo isso pela forma de morrer: fome, doença, guerra e ataques de animais. Haverá muitos mortos em todos os lugares a terra exalará mau cheiro. Os seus mortos serão arremessados e dos seus cadáveres subirá o seu mau cheiro; e os montes se derreterão com o seu sangue (Is 34:3)

“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram” (Ap 6:9-11).
Este selo para mim é glorioso. Quando oramos ao Senhor em nosso quarto e clamamos por Sua Justiça, é isso que estamos pedindo (pelo menos é assim que eu oro). Este grupo de pessoas que estão repousando debaixo do altar foram mortos de forma cruel. Estes são os mártires da Grande Tribulação, que não amaram suas próprias vidas e guardaram o testemunho de Jesus Cristo. Não confunda este grupo com a Igreja. Já vimos que a Igreja já se encontra no Céu nessa ocasião, e estão assistindo diante do Trono de Deus. Existe um número exato de pessoas que serão mortas da mesma maneira. Mais adiante, encontraremos novamente este grupo. Jubilai, ó nações, o seu povo, porque ele vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários retribuirá a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo. (Dt 32:43). O Senhor é nosso vingador.

“E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares” (Ap 6.12:14).
O cenário descrito aqui é apavorante. A indústria cinematográfica tenta reproduzir cenários apocalípticos, porém não chega nem perto de tamanha desgraça. Aparentemente há um cataclismo no Universo. Os corpos celestes mudam até de cor. As estrelas caem do Céu (provavelmente uma violenta chuva de meteoros). O Céu se enrola como um livro – Creio que a atmosfera da Terra, que é responsável pela linda cor azul do Céu estará rarefeita e o céu será negro. E todos os montes e olhas foram removidos de seus lugares – Devido ao grande terremoto, as placas tectônicas se movimentarão com tanta violência que montes e ilhas mudarão de lugar! O Senhor Jesus nos advertiu em Mt 24:29:  E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.

E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?” (Ap 6:15-17)
Diante de tantas calamidades, os habitantes da terra se escondem em cavernas e nas rochas das montanhas. Dizem aos montes: “Caí sobre nós”. Todos, sem exceção saberão que a mão do Senhor está por trás de todas as calamidades, mas em vez de se arrependerem de suas más obras, as pessoas parecem querer morrer a enfrentar o dia da ira do Senhor. Como se fosse possível fugir da presença do Todo Poderoso. Aqui só nos resta lamentar. A ignorância aqui é tão grande que as pessoas acham que morrendo o sofrimento delas acaba.
O Senhor, à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira. (Sl 110:5)
Eis que vem o dia do Senhor, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores. (Is 13:9)
Por isso farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos Exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira. (Is 13:13)
Acompanhe nossa linha de raciocínio: Na abertura dos Selos, a Igreja já está no Céu por que já foi arrebatada, o livro selado é aberto por Jesus Cristo e os selos do Juízo são cumpridos um a um sobre a Terra e seus habitantes. Muitas coisas ainda vão acontecer. Ainda resta o ultimo selo.
Acompanhe no link abaixo o início deste estudo:


CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um Blog cristão. Todos os comentários são bem vindos porém, não são permitidos comentários desrespeitosos, palavras ou frases obscenas, xingamentos, e outras coisas semelhantes.

Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...