Sê tu uma benção... (Gn 12:2b )

sábado, 20 de junho de 2015

Vamos Ler Juntos? O Peregrino de John Bunyan – Capítulo 9



Vamos Ler Juntos? O Peregrino de John Bunyan – Capítulo 9
Cristão chega ao Vale da humilhação, onde é atacado pelo feroz Apolion, mas vence-o com a Espada do Espírito e com a Palavra de Deus.

Após receber algumas armas do Arsenal, Cristão prosseguiu viagem e desceu ao Vale da Humilhação. Ao chegar neste vale, foi abordado por um terrível demônio chamado Apolion. Primeiro o demônio tentou convence-lo a voltar para Cidade da Destruição, da qual este demônio era o rei. Cristão não aceitou a oferta do demônio. Então, Apolion resolveu intimida-lo e vendo que Cristão estava decidido a servir ao Rei dos Reis, atacou-o com grande fúria. Uma batalha terrível travou-se e Cristão achou que fosse morrer. Mas empunhou a Espada do Espírito e deu um golpe mortal no demônio. O Senhor curou as feridas de Cristão e depois de alimentar-se, seguiu em direção ao Vale da Somra da Morte, onde lutas maiores lhe aguardavam.

REFLEXÃO

Hoje vamos falar de algo muito comum na vida de todo cristão autêntico: a batalha espiritual. Muitos não entendem quando passam por uma batalha e muitas vezes são derrotados na primeira investida do inimigo. Quando prego Jesus pra alguém, uma das primeiras coisas que eu digo é: “Servir a Jesus implica em renúncia. O caminho não é fácil, há muitos obstáculos. Mas temos Jesus, que nos livra de todo o mal e nos garante a vitória”. Acho um absurdo algumas pessoas pregarem a salvação sem renúncia. Dizem “Deus quer sua felicidade”; “Você vai comer o melhor desta terra”. Mas esquecem de avisar o incauto a verdadeira felicidade será alcançada somente quando encontrarmos pessoalmente com Jesus e isso requer muito esforço de nossa parte. Servir a Deus não é como um passeio no parque. É compromisso sério, consciente e pra vida toda. E umas razões pelas quais muitos desistem no meio do caminho é esta: na hora de enfrentar o inimigo na batalha, muito são derrotados por não saberem enfrenta-los ou estarem despreparados. Mas a Palavra de Deus nos mostra que podemos ser vitoriosos se tomarmos algumas atitudes. Vejamos quais são elas:
1) Conheça seu inimigo – A Bíblia fala que o homem possui 3 inimigos que temos a enfrentar: a carne, o mundo e o diabo (Jo 15:19; Rm 8:6; 1Pe 5:8). Este é assunto tão vasto que inclusive será abordado em outra postagem. Cada inimigo destes tem forma de agir e também uma forma de ser derrotado. Por isso precisamos conhecer suas estratégias: a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções (2Co 2:11).

2) Estude a estratégia do inimigo – Somente saber quem são nosso inimigos não é suficiente para vencê-los. Além de sabermos quem são, precisamos saber como eles agem. E não há outro lugar para buscar esta resposta a não ser na Bíblia. E falando em batalha espiritual, o Apostolo Paulo escreve aos Efésios: pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Ef 6:12). A Bíblia declara que Satanás é príncipe das potestades do ar (Ef 2:2). Não quero assustar ninguém, mas existe um reino invisível, maligno e que está disposto a destruir a raça humana. E os súditos deste reino trabalham incansavelmente neste propósito. E o que o diabo faz? A Bíblia diz que ele veio para roubar, matar e destruir (Jo 10:10); ele nos cerca por todos os lados (1Pe 5:8);  ele semeia o joio no meio do trigo (MT 13:39); perturba o trabalho dos filhos de Deus (At 13:10)

3) Utilize as armas certas – Para vencer o inimigo, precisamos estar armados. Temos um “armadura” muito especial que o Senhor nos dá: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo (Ef 6:11). Esta armadura consiste em proteção todo o nosso corpo: Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef 6:14-17). Mas não é só isso. O “combustível” do cristão deve ser a oração e a vigilância: Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos (Ef 6:18). E por ultimo, RESISTIR: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tg 4:7).

Oro ao Senhor para nós possamos utilizar a armadura que Ele amorosamente nos dá. E que estejamos sempre alertas, em oração e vigilância para não sermos apanhados de surpresa. Quando formos atacados, O Senhor nos fortalecerá. Amém!

CONTINUA..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um Blog cristão. Todos os comentários são bem vindos porém, não são permitidos comentários desrespeitosos, palavras ou frases obscenas, xingamentos, e outras coisas semelhantes.

Onde passarás a Eternidade?

RELATO Nº 7 - A MORTE TERRÍVEL DE UM FILHO INFIEL

Solomom Benjamin Shaw era um ministro Metodista Episcopal , historiador, ensaísta e editor. Solomom e Etta Ellen casarm-se em McBride, Mont...